Lula garante tratamento odontológico GRATUITO e dispara: “Ninguém quer namorar uma pessoa sem dente“

Entenda como vai funcionar a nova política de odontologia para a população brasileira!

Hoje em dia muitas pessoas estão começando a entender que saúde vai muito além do coração e dos principais órgãos do corpo humano. Muitas a saúde bucal pode interferir não apenas na estética, mas no organismo como um todo. 

Por isso foi com um verdadeiro sorriso no rosto que muitos brasileiros receberam a novidade do tratamento odontológico gratuito no Brasil. Saiba como isso vai funcionar e confira o que o próprio presidente falou sobre o assunto. Fique por dentro para conseguir seu atendimento também!

Brasil Sorridente
Confira todos os detalhes sobre o programa Brasil Sorridente, retomado pelo Governo Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil – Foto: divulgação)

Atendimento odontológico no SUS – Brasil Sorridente

É oficial! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta-feira (8) o projeto de lei que vai mudar a vida de muitas pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A partir do texto assinado pelo presidente, está incluída na Lei Orgânica da Saúde, a Política Nacional de Saúde Bucal – ou, como é apelidado, o Programa Brasil Sorridente

Essa é uma ótima notícia para milhões de brasileiros que dependem diretamente do SUS como principal forma de atendimento de saúde em geral. A partir de agora, haverá também a ampliação de atendimento com credenciamento de 3.685 novas equipes de saúde bucal. 

Além disso, 630 novos serviços e unidades de atendimento foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. 

Veja também: Lula libera BENEFÍCIO para brasileiros com filhos pequenos; veja como receber

Como vai funcionar o Brasil Sorridente?

De acordo com o novo projeto, a saúde bucal passa a ser direito garantido por lei. E o que isso quer dizer?

Que a lei nº 8131, de 2017, aprovada pelo Congresso Nacional, transforma esse tipo de serviço de saúde bucal em universal, equânime e contínuo. Ou seja, todos os brasileiros, por legislação, agora terão direito a atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde. 

Isso é uma boa notícia para a população que pode cobrar diretamente dos seus gestores regionais e também do Governo Federal. Isso porque os serviços odontológicos não podem mais serem interrompidos ou colocados em segundo plano por parte de nenhum gestor. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (8), o projeto de lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde.

Lula falou sobre o Brasil Sorridente

Por fim, no seu tom bem humorado, Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o programa que já foi confirmado por ele como um dos seus maiores orgulhos. 

Lula falou sobre o Brasil Sorridente nesta segunda-feira, na retomada do programa:

  • “A realidade é que as pessoas gostam de ser bem tratadas. Não tratam [os dentes] porque não podem. Ninguém gosta de ficar banguela”, afirmou o presidente. 

Além disso, Lula brincou sobre a importância do programa também na questão estética e na relação com a autoestima dos mais pobres. Disse ele que “ninguém vai querer namorar uma moça ou um rapaz que não tenha dente na frente”.

Veja também: Governo aprova PRESENTE para aposentados e pensionistas do INSS