Lote residual da restituição do IRPF revelado? Descubra quando o dinheiro cai na conta bancária

O lote residual da restituição do IRPF é um importante pagamento para todos os que declararam o imposto. Por isso é importante ficar de olho nas datas.

A Receita Federal trouxe uma excelente notícia para milhares de contribuintes brasileiros nesta quinta-feira: a abertura da consulta ao novo lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está confirmada!

Cerca de 206 mil felizardos estão nessa lista esperada, ansiosos para saber quando o tão aguardado depósito cairá em suas contas. Confira a seguir as datas de recebimento do benefício.

Você sabia que pode ter direito de receber o lote residual do IRPF? Veja quando ele ficará disponível apra saque.
Você sabia que pode ter direito de receber o lote residual do IRPF? Veja quando ele ficará disponível apra saque. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o lote residual?

Para quem ainda tem dúvidas, o lote residual é destinado aos contribuintes que caíram na malha fina, mas conseguiram regularizar sua situação.

Nesta oportunidade, a Receita promete desembolsar aproximadamente R$ 339 milhões. Imagine só, o seu dinheiro de volta na conta, prontinho para ser utilizado da forma como você preferir!

Não perca: O que pode acontecer se eu NÃO declarar o Imposto de Renda?

Quem receberá o lote residual primeiro?

A distribuição dos recursos segue uma ordem específica, garantindo prioridade a grupos seleto:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave;
  • Professores, que têm o magistério como sua principal fonte de renda;
  • E, claro, aqueles que não possuem prioridade legal, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber via Pix.

Como consultar seu nome na lista?

Para a alegria de muitos, a consulta é simples e pode ser realizada online. Acesse a página da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e siga o caminho indicado para “Meu Imposto de Renda”, e depois em “Consultar a Restituição”. A data marcada para o depósito é 28 de março. Já pensou se o próximo nome na lista é o seu?

Neste momento de expectativa e esperança, queremos estar ao seu lado, facilitando o acesso a informações importantes e celebrando cada conquista financeira com você. Lembre-se, a economia é feita de momentos, e este pode ser um muito especial para você.

Acompanhe mais: Precisa declarar o IRPF este ano? Cuidado para não cair no GOLPE do FALSO app da Receita

Declaração do Imposto de Renda em 2024

O período para a declaração do IRPF 2024 começou em 15 de março e vai até 31 de maio. Quem deseja optar pelo débito automático da primeira cota ou cota única deve fazer a entrega até 10 de maio.

As cotas seguintes vencem no último dia útil de cada mês, até a oitava cota, em 30 de dezembro. As restituições começarão a ser pagas a partir de 31 de maio, distribuídas em mais cinco lotes até 30 de setembro.

Prioridades de recebimento incluem idosos acima de 80 anos, seguidos por aqueles com 60 anos ou mais, deficientes, portadores de doenças graves, professores e quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição via Pix.

Datas da restituição do IRPF 2024

A restituição do IRPF é o reembolso ao contribuinte de valores pagos a mais ao longo do ano em imposto de renda. Isso pode acontecer por diversos motivos, como retenção indevida na fonte ou deduções legais que reduzem a base de cálculo do imposto.

Para 2024, o primeiro lote de restituição será pago já no dia 31 de maio, com os lotes seguintes distribuídos em 28 de junho (2º lote), 31 de julho (3º lote), 30 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).

Prioridades de pagamento incluem idosos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber via Pix. A consulta para saber se você está incluído nos lotes de restituição pode ser feita no site da Receita Federal.

Acompanhe mais: Lista reúne os principais golpes envolvendo o Imposto de Renda em 2024 e como EVITAR