Local de prova do Enem muda no segundo dia?

O segundo dia de prova do Enem está marcado para domingo (12), mas ainda restam dúvidas sobre o local do exame.

No domingo passado, dia 5, os candidatos fizeram a prova de redação do Enem. Com isso, o exame previsto para o dia 12 conta com um tempo menor de execução. Nele constarão as 90 questões de múltipla escolha abordando matemática e ciências da natureza.

Informações sobre o segundo dia de prova do Enem. (Foto: divulgação)

Informações úteis

Ao contrário do que se pensa o local de execução da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ocorrerá no mesmo lugar da semana passada. O mesmo pode ser consultado no Cartão de Confirmação da Inscrição através do link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

A abertura dos portões se dará, pontualmete, ao meio-dia, horário de Brasília, e o fechamento está previsto para às 13h. O exame terá a duração de 5h, iniciando a partir as 13h30.

  • Data: 12 de novembro
  • Disciplinas: 90 questões de múltipla-escolha de Matemática e Ciências da Natureza, divididas em 45 para cada.

Os candidatos terão até às 18h30 para terminar a prova. Quem desejar levar consigo o caderno de provas, só poderá sair de sala às 18h, apenas meia hora antes do encerramento. Por questões de segurança e não comprometimento do exame.

ALTERAÇÃO DE ÚLTIMA HORA NO ENEM 2023!

A saga dos atrasados do Enem

A ansiedade e a pressão do exame já são suficientes, mas não chegar a tempo e ser barrado na entrada pode ser a gota d’água. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar você a evitar esse tipo de situação:

Organização

Certifique-se de calcular com antecedência quanto tempo você leva para chegar ao local do exame, considerando o trânsito e as condições de transporte público. É sempre melhor chegar com uma margem de segurança, então planeje-se para chegar ao local com pelo menos uma hora de antecedência.

Verificação

Não se esqueça de verificar seus documentos com antecedência. Chegar ao local de prova apenas para perceber que você esqueceu seu RG ou o cartão de inscrição pode ser desesperador. Antes de sair de casa, verifique duas vezes se você tem todos os documentos exigidos e deixe-os prontos para serem pegos rapidamente. 

Planejando o trajeto

A falta de conhecimento sobre o caminho até o local do exame pode ser um fator importante para o atraso. Utilize aplicativos de navegação ou pesquise antecipadamente o melhor trajeto para chegar ao local. Considere também eventuais interdições de trânsito ou problemas de transporte público que possam ocorrer no dia.

Tempo para descansar

Tente relaxar e descansar na noite anterior ao exame. A ansiedade pode te deixar acordado durante a noite e, consequentemente, te deixar mais propenso a atrasos no dia seguinte. Tenha uma boa noite de sono para estar com a mente fresca e tranquila na manhã do Enem.

O exame do Enem é apenas mais uma etapa da sua jornada academica. Mantenha-se calmo e planeje tudo com bastante atenção. Dessa forma, atrasos e nervosismo não seram os protagonista do seu grande dia. Boa prova e boa sorte!

Veja também: https://pronatec.pro.br/saiba-o-que-comer-antes-do-enem/