Locais de Reaplicação do Enem 2019 – Confira!

Foram divulgadas mais informações para quem vai fazer a nova aplicação do Exame Nacional!

A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio foi considerada um sucesso pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda assim, algumas pessoas vão refazer a prova e, neste caso, os Locais de Reaplicação do Enem 2019 já foram divulgados. 

Muitas pessoas não sabem exatamente como funciona essa segunda aplicação do exame. É importante lembrar que não são todas as pessoas que podem fazer a solicitação para essa reaplicação. 

A seguir vamos trazer mais informações sobre o principal exame do país para acessar o ensino superior. Confira e saiba como verificar os locais que haverão novas aplicações da última edição!

Locais de Reaplicação do Enem 2019
Foto: Divulgação

Reaplicação Enem 2019

Boa notícia para quem fez o pedido de reaplicação do Enem 2019. Todos os candidatos que pediram para refazer o exame e tiveram sucesso no pedido podem conhecer os locais de prova oficiais. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de aplicação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) o segundo exame será realizado por um total de 2 mil candidatos. 

A reaplicação do Enem 2019 acontece nos dias 10 e 11 de dezembro. Todos os candidatos que querem saber o seu local de prova devem entrar na Página do Participante do Enem e usar sua informação de inscrição. 

Quem pode refazer o Enem

Mas afinal, quem pode refazer o Enem? É importante sempre ressaltar que não são todas as pessoas que podem inscrever-se para fazer novamente o exame. Se você acha que se saiu mal não pode simplesmente solicitar a reaplicação da prova. 

Apenas três situações específicas abrem margem para fazer a solicitação de reaplicação do Enem. São elas:

  • Desastres naturais: caso o candidato tenha sido prejudicado no dia da aplicação da prova por algum problema de infraestrutura do local por desastre desse tipo; 
  • Falta de energia elétrica: nesse caso é necessário que esse problema tenha comprometido a visibilidade da prova no dia da aplicação do exame; 
  • Falha de aplicadores: esse é o caso de quem contou com algum erro na aplicação da prova que prejudicou a sua participação. 

Os interessados em ver os locais de prova para reaplicação do Enem podem acessar a Página do Participante. Para isso, acesse o site do Enem:

https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

 

Leia Também