Livre-se do calor IMEDIATAMENTE sem precisar de ar-condicionado com ESTAS dicas valiosas!

Sofrendo com o calor dentro de casa? Confira algumas dicas muito úteis para diminuir a sensação térmica sem precisar da ajuda de um ar-condicionado!

Recentemente, o Brasil tem passado por um problema que parece difícil de se enfrentar: o calor intenso que está assolando grande parte das regiões. Em alguns lugares, a temperatura parece não parar de subir e, mesmo à noite, o clima intenso perdura. Por essa razão, muitos tentam encontrar métodos alternativos para lidar com esse problema e aliviar a sensação térmica dentro de casa. 

Nesse sentido, caso você também esteja sofrendo com a onda de calor forte que está se instalando nas regiões, veja dicas abaixo para lidar com esse problema da melhor forma possível. 

O calor está realmente forte, mas, para ajudar, há algumas dicas que funcionam mesmos e você não tem ar-condicionado. Confira! / Foto: Paulo Pinto - Agência Brasil
O calor está realmente forte, mas, para ajudar, há algumas dicas que funcionam mesmos e você não tem ar-condicionado. Confira! / Foto: Paulo Pinto – Agência Brasil

Como aliviar o calor sem precisar de ar-condicionado?

Confira as melhores dicas para driblar o clima quente abaixo!

Opte por uma decoração minimalista

Primeiramente, se você costuma ter muitos tapetes ou almofadas em casa, especialmente aqueles que possuem tecidos que retêm muito calor, como é o caso do veludo, é bom deixá-los guardados por um tempo. 

Além disso, pense em outras decorações que podem ser dispensáveis, como cortinas em algumas janelas ou tecidos na cama que podem contribuir com a piora da sensação de calor. Opte por deixar menos objetos possíveis, para diminuir a retenção. 

Use tecidos de algodão

Ademais, como dito anteriormente, certos tecidos podem fazer com que o calor que entrar acabe ficando por mais tempo. Por essa razão, o ideal é substituí-los por algodão, que é um tecido que consegue trazer mais circulação no ambiente. O mesmo vale para suas roupas: o algodão é uma boa pedida para ajudar a refrescar nesse momento, devido às fibras que compõem.

Saiba quando abrir ou fechar janelas

Em seguida, durante o dia, é bom que você feche as cortinas sempre que puder, porque isso vai ajudar a reter a incidência do sol em determinados cômodos. À noite, no entanto, o ideal mesmo é deixar tudo aberto, inclusive as portas, se você pode fazer isso com segurança. 

Veja também: Calor extremo vai se tornar comum no Brasil? Entenda!

Ar-condicionado natural no calor

Uma dica interessante, aliás, é colocar uma garrafa de água gelada ou de gelo em frente ao ventilador, pois assim o ar que circular nos cômodos vai ficar um pouco mais frio, o que ajuda bastante a dissipar o calor dentro de casa, funcionando como um ar-condicionado natural.

Tenha plantas em casa

Agora, se você é do tipo que gosta de cuidar de plantas, aproveite essa ideia para cultivá-las dentro de casa. No geral, as plantas ajudam bastante a refrescar o ambiente. Você já deve ter reparado, ao ir para ambientes mais rurais, que esses locais são menos quentes que as cidades, certo? É justamente por isso! Então, abuse das plantinhas, que podem ser grandes aliadas. 

Cuidado para não aumentar o calor

Por fim, há algumas coisas que você pode mudar dentro de casa para não precisar lidar com o aumento do calor, como trocar as lâmpadas com cores quentes por cores mais frias, pois isso ajuda a amenizar o problema. Desligue também todos os eletrônicos que puder. 

Veja também: Por que é mais difícil dormir no calor? E como facilitar?