Lista de doenças que aposentam através do INSS é atualizada: CONFIRA!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou a atualização da lista de doenças que permitem que os trabalhadores se aposentem por invalidez. Confira a lista completa!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se caracteriza enquanto uma autarquia do governo federal brasileiro que trabalha em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência para receber as contribuições mensais feitas pelos trabalhadores, para que seja possível manter o Regime Geral da Previdência Social em funcionamento. 

A Previdência Social, por sua vez, é responsável por realizar os pagamentos dos benefícios oferecidos pelo INSS para os seus segurados, como é o caso das aposentadorias, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e ainda os benefícios que estão inscritos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado.

Nos últimos dias, o INSS divulgou a lista atualizada de doenças que permitem que os trabalhadores se aposentem neste ano. Portanto, confira a lista completa a seguir!

Doenças que permitem que o trabalhador se aposente por invalidez no INSS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona a aposentadoria por invalidez do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a lista atualizada de benefícios que são capazes de gerar aposentadoria por invalidez neste ano. Diante disso, é necessário que os trabalhadores fiquem atentos, isso porque podem ter acesso ao benefício e não sabem. A aposentadoria por invalidez é um dos diversos benefícios que são ofertados pela autarquia, porém, para ter acesso a essa modalidade de aposentadoria é necessário cumprir uma série de requisitos. 

Em primeiro lugar, para que seja possível realizar o pedido é necessário fazer contribuições previdenciárias mensais para a autarquia, pois assim é possível que a aposentadoria por invalidez seja concedida. Além disso, caso o trabalhador tenha alguma das doenças que garantem o benefício, ainda é necessário passar por uma perícia médica que é composta exclusivamente por profissionais do INSS. A partir disso, será possível constatar se a pessoa realmente está incapaz de realizar as suas atividades laborais, sem a possibilidade de readaptação. 

Após ser concedida a comprovação de que a pessoa não está apta para trabalhar, é necessário que ela entre com o pedido de aposentadoria por invalidez e seja detentora de todos os direitos previstos pela modalidade. Vale ressaltar ainda que o processo para agendar a perícia médica é bastante simples. Para isso, é necessário realizar um agendamento por meio do aplicativo do Meu INSS, que está disponível para iOS e And0roid (bit.ly/47F9Azu), ou então ligar na Central de Atendimento por meio do número 135.

Confira também: NÃO deixe para depois: descubra AGORA qual a idade mínima para começar a contribuir no INSS e GARANTIR uma boa aposentadoria

INSS divulga lista atualizada de doenças que garantem a aposentadoria em 2023

Nos últimos dias, o INSS promoveu uma atualização na lista de doenças que são passíveis de garantir o benefício de aposentadoria por invalidez. Dessa forma, as doenças que permitem que o trabalhador solicite essa modalidade de afastamento são as seguintes:

  • Doença de Parkinson;
  • Tuberculose ativa;
  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
  • Contaminação por radiação;
  • Fibrose cística (Mucoviscidose);
  • Neoplasia maligna (câncer);
  • Esclerose múltipla;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Hepatopatia grave;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Nefropatia grave;
  • Cardiopatia grave;
  • Alienação mensal;
  • Cegueira (inclusive monocular);
  • Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante)

Saiba mais: Quanto tempo meu benefício pode demorar para ser APROVADO pelo INSS? Saiba o que fazer caso demore