- Publicidade -

Lista de Espera SiSU 2022: Como funciona – Todas as suas dúvidas respondidas!

Lista de Espera SiSu 2022: Veja como funciona e confira tudo sobre o cronograma, inscrição e resultados do sistema de seleção para universidades.

0

Para inúmeros brasileiros, o SiSu é a melhor maneira de garantir vagas em instituições de Ensino Superior. O Sistema de Seleção Unificada teve sua primeira edição em 2010, e desde então, ofereceu a milhões de pessoas o acesso à educação formal. Muita gente busca informações sobre a Lista de Espera SiSu 2022, que deve colocar uma quantidade ainda maior de pessoas na faculdade.

- Publicidade -

Vale lembrar que para concorrer às vagas do SiSu, os interessados precisam ter participado de alguma das edições mais recentes do Enem. Afinal de contas, o SiSu utiliza as notas do Enem para direcionar os candidatos às universidades. Além de ter feito a prova, os estudantes precisam ter obtido pontuação mínima de aprovação no exame e não ter zerado a redação. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a Lista de Espera: como funciona, cronograma atualizado 2022 e como se inscrever.

Lista de Espera SiSU 2022: Como funciona - Todas as suas dúvidas respondidas!
Lista de Espera SiSU 2022: Como funciona – Todas as suas dúvidas respondidas! /Imagem: Guia do Estudante

Como se inscrever na Segunda Chamada SiSu 2022?

Como já citamos, para se inscrever no SiSu os interessados precisam ter participado do Enem do ano anterior. No caso da Segunda Chamada, a inscrição é feita logo após a divulgação dos resultados das vagas regulares do SiSu 2022. Ou seja, para garantir a inscrição na Segunda Chamada, os usuários devem concorrer previamente às vagas originais. Veja abaixo o passo a passo completo para se inscrever no SiSu.

- Publicidade -

  • Acesse o site oficial do SiSu (https://sisu.mec.gov.br);
  • Entre na opção “Fazer inscrição”;
  • Clique em “entrar com GOV.BR”;
  • Escolha a opção no Sisu;
  • Entre na conta Gov.br e faça o login;
  • Realize o cadastro caso não tenha conta;
  • Pronto! Agora é só escolher a universidade desejada e selecionar o curso. Os concorrentes podem escolher duas opções de curso.

Veja também: Passo a Passo para solicitar o reembolso das passagens ITA: Prazo já foi definido

Cronograma Sisu 2022

O Ministério da Educação já divulgou os detalhes da seletiva do SiSu 2022, que usa como base as notas do Enem 2021. É importante ficar de olho na plataforma oficial do Sistema de Seleção Unificada para acompanhar a evolução das notas de corte e os resultados da chamada regular. Como o site costuma ser acessado por milhares de pessoas ao mesmo tempo, pode apresentar instabilidade nos primeiros dias de inscrição. Veja abaixo o calendário/cronograma completo do SiSu 2022.

- Publicidade -

  • 7 a 10 de julho – Início das inscrições SiSu 2022;
  • 14 de julho – Divulgação dos resultados da chamada regular;
  • 14 a 21 de julho – Abertura da Lista de Espera;
  • 16 a 21 de julho – Matrícula Regular;
  • 24 de julho a 30 de outubro – Convocação dos candidatos da lista de espera.

Lista de Espera SiSu 2022 – Como funciona?

Após o cadastro original no SiSu 2022, os estudantes precisam apenas aguardar a divulgação dos resultados e da lista de classificações. Como já citamos, cada candidato pode concorrer a duas opções de curso. Com a divulgação dos resultados, quem não conseguiu uma colocação na chamada regular pode se candidatar a uma nova vaga na Segunda Chamada. O processo é essencial para quem deseja realizar o sonho de entrar em uma universidade.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais