Prazo para manifestar interesse na lista de espera Sisu 2021: Como participar e acompanhar a convocação

Atualizado Hoje!

Confira todos os detalhes sobre a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada e como fazer a consulta! 

Muitas pessoas estão acompanhando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para conseguir entrar em uma universidade pública. A boa notícia é que já começou o período de chamamento para todos que não passaram na primeira chamada. 

A lista de espera do Sisu 2021.2 é o momento em que as instituições passam a chamar os alunos para completar as turmas de diferentes cursos. Entenda como vai funcionar para esse segundo semestre. 

Prazo para manifestar interesse na lista de espera Sisu 2021 Como participar e acompanhar a convocação
Prazo para manifestar interesse na lista de espera Sisu 2021. / Imagem: Divulgação.

Convocação Lista de Espera Sisu 2021.2

Começou a convocação da lista de espera do Sisu 2021.2. O processo de seleção para o segundo semestre deste ano agora entra na fase final em que são convocados os últimos estudantes que vão conseguir uma vaga. 

A boa notícia é que todo o processo de acompanhamento acontece de forma online. No site oficial do Sistema de Seleção Unificada já está a lista de todos os próximos que serão chamados. 

Desde a última semana o chamamento da lista de espera do Sisu também vai acontecer pelas próprias universidades. 

Resultado Lista de Espera Sisu 2021

Agora que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou todos os nomes dos beneficiários, as universidades e faculdades devem usar o resultado da lista de espera do Sisu 2021.2

Por isso, os próximos passos devem ser acompanhados diretamente nos sites e plataformas oficiais das instituições de ensino. Isto é, você precisa acessar diretamente o site da universidade que pretende estudar para ver os detalhes. 

É muito importante que os estudantes fiquem ligados já que os prazos do Sisu são curtos. É necessário ficar ligado para conferir os dias, horários e locais de atendimento de cada instituição. 

Sempre lembrando que os resultados do Sisu 2021.2 são de responsabilidade das instituições neste momento. 

Prazo para participar da Lista de Espera Sisu 2021

Infelizmente o prazo para participar da lista de espera do Sisu 2021.2 foi até o dia 16 de agosto. Quem não optou por essa modalidade no site oficial dentro do prazo específico não deverá ser chamado na universidade que fez a solicitação. 

Sempre lembrando que esse é o prazo oficial do Sistema de Seleção Unificada. Os prazos para matrícula do Sisu 2021.2 nas instituições são definidos por cada universidade, faculdade e instituto federal. 

Por isso, quem dependia da lista de espera, mas não fez a inscrição vai precisar esperar o Sisu 2022.1. 

Acompanhar Lista de Espera Sisu 2021.2

Se você fez a inscrição é importante saber como acompanhar a lista de espera Sisu 2021.2 já que muitas pessoas perdem as vagas porque não viram os resultados. 

Para saber se você é um selecionados no resultado da lista de espera é simples:

  1. Acesse o site oficial do Sisu (https://sisu.mec.gov.br/); 
  2. Clique em Lista de Espera
  3. Selecione a instituição que você fez a inscrição, o campus de oferta e o curso; 
  4. Clique em pesquisas e agora confira todos os nomes dos próximos chamados. 

Viu seu nome? Então agora é hora de pesquisar pelo site da sua universidade/faculdade. Procure a seção do Sisu dentro do site e verifique como estão sendo feitas as matrículas. 

Veja Também: Como atualizar cadastro para receber o Auxílio Brasil: Passo a passo para ter direito ao novo Bolsa Família

Chamadas Lista de Espera Sisu 2021.2

As chamadas da lista de espera do Sisu 2021.2 são feitas pelas instituições para preencher as vagas que ainda estão em aberto em todos os cursos. 

Neste segundo semestre foram 62.365 vagas no Sisu disponibilizadas em todo o país. Por isso, se você não foi escolhido na chamada regular, fique sempre atento para as opções que ainda estão sendo ofertadas. 

As vagas remanescentes do Sisu 2021.2 já estão em destaque em instituições como:

  • Universidade Federal de Santa Maria (Lista de espera UFSM); 
  • Universidade Federal do Piauí (Lista de espera UFPI); 
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM Lista de espera). 

 

Leia Também