Lista de Espera Sisu 2020 – Como funciona, quais suas chances e como fazer a inscrição!

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Confira todos os detalhes sobre as oportunidades disponibilizadas para quem ainda não conseguiu uma vaga no Sisu! Saiba como participar da Lista de Espera!

Primeiramente, você está sabendo que a Lista de Espera Sisu 2020 já está aberta? Isso mesmo! Você pode começar a fazer parte da segunda etapa do processo de seleção para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior pública. 

O Sistema de Seleção Unificada neste primeiro semestre do ano está sendo diferente. Muitas incertezas estão surgindo graças aos erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Ainda assim, o Ministério da Educação (MEC) está optando por manter o cronograma. Por isso vamos trazer informações que podem ser interessantes para quem ainda quer uma das vagas em um curso superior neste semestre. Confira!

Inscrições Lista de Espera Sisu 2020

Está aberta Lista de Espera Sisu 2020

Antes de mais nada, você deve ficar atento para o prazo. Já está aberta a Lista de Espera do Sisu 2020! Para quem ainda não sabe, essa é uma segunda oportunidade para quem não conseguiu ser selecionado na primeira chamada oficial. 

O prazo Lista de Espera Sisu 2020 também foi divulgado pelo MEC. Os candidatos poderão buscar uma oportunidade no Sistema de Seleção Unificada entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro. 

Para isso é necessário acessar o site (no fim do texto) e manifestar interesse Lista de Espera Sisu. Isso só serve, porém, para os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso que escolheram no primeiro momento. 

Quem pode participar Lista de Espera Sisu 

Mas então quem pode participar da Lista de Espera Sisu? É importante que você saiba se poderá inscrever-se já que aconteceram algumas mudanças nas últimas edições do processo seletivo. 

Podem participar da lista todos os candidatos que se inscreveram para o Sisu dentro do prazo específico regularmente. A grande novidade é que desde 2019 só podem participar os candidatos que NÃO foram convocados em nenhuma das opções de cursos. Até 2018 quem tivesse sido escolhido na segunda opção também participava. 

Como Funciona Lista de Espera Sisu 2020

E como funciona a Lista de Espera do Sisu 2020? Primeiramente, o período de inscrições para essas oportunidades é aberto logo depois da divulgação do resultado da chamada regular. Depois de divulgados esses resultados, os candidatos podem acessar o site oficial e mostrar interesse (saiba como fazer isso no fim do texto). 

Depois de terminado o prazo para fazer a matrícula na Lista de Espera, o MEC envia a relação de interessados para as instituições de ensino participantes. A partir daí são as próprias universidades e faculdades que preenchem as vagas remanescentes Sisu

Os estudantes devem sempre ficar ligados a partir daí para as instituições que fizeram a matrícula. 

Problemas Lista de Espera Sisu

Neste primeiro momento das inscrições em 2020 muitos estudantes relataram ter problemas na Lista de Espera Sisu. São muitos candidatos reclamando de erros que vão desde a dificuldade de acesso até a demora na plataforma. 

Os problemas no Sisu aconteceram também no primeiro dia de inscrição. Por isso é necessário que você tenha paciência se o seu problema está sendo apenas uma página lenta ou dificuldade de acesso. 

Outro erro na Lista de Espera Sisu 2020 está sendo com quem escolheu apenas um curso na chamada regular. Muitos candidatos estão afirmando não conseguir participar da lista. O MEC ainda não se pronunciou sobre essa problema específico. 

Como Participar Lista de Espera Sisu 2020

Finalmente, como participar da Lista de Espera Sisu 2020? Essa também é uma dúvida comum. Mas é mais fácil do que parece. A seguir vamos montar um passo a passo simples para quem está pensando em inscrever-se. 

Para fazer a matrícula Lista de Espera Sisu 2020 faça o seguinte:

1º Passo: acesse o site oficial do Sistema de Seleção Unificada (sisu.mec.gov.br/#/#onepage); 

2º Passo: clique no botão ‘Ver meu boletim’; 

3º Passo: consulte o seu resultado e depois procure o botão que indica interesse em participar da Lista de Espera; 

4º Passo: agora você deve aguardar até o prazo específico (04 de fevereiro) para verificar sua posição. 

 

Leia Também