Lista de Espera Fies 2020 – Saiba até quando novos alunos vão ser chamados!



Lista de Espera Fies 2020 – Confira até quando as instituições devem lançar novas chamadas para estudantes que deverão receber financiamento!

Muitas pessoas usam o período do início do ano para participar de diferentes processos de seleção em programas do Governo Federal. Jovens e adultos sonham, por exemplo, em conseguir financiamento para ensino superior: por isso tantos esperam informações sobre a Lista de Espera Fies 2020

Para quem ainda não ouviu falar, o Fundo de Financiamento Estudantil é, ainda hoje, uma das principais ações do Governo para garantir vagas em faculdades. Com uma das oportunidades, os candidatos poderão fazer o curso sem precisar se preocupar com a mensalidades enquanto estudam. 

Confira a seguir mais detalhes sobre mais essa etapa do programa. Fique ligado para saber até quando as instituições poderão novos alunos para as vagas remanescentes e que estão em aberto. 

Lista de Espera Fies 2020
Imagem: Divulgação/Riva Moreira

Chamada Fies 2020

Antes de mais nada, chegou a hora de ficar ligado na chamada do Fies 2020. Isso porque todos os candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil e não foram selecionados na primeira chamada, constam na lista de espera. 

Essa lista de espera do Fies fica sempre disponibilizada em ordem de colocação. Isso quer dizer que todos que não foram selecionados ainda podem ser convocados. É importante lembrar, porém, que isso é válido apenas para a modalidade Fies,  não para a P-Fies. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), todos os candidatos poderão fazer o acompanhamento Fies diretamente pelo sistema do programa. Essa plataforma que é usada para avisar os candidatos sobre a convocação. 

Confira também informações sobre a Divulgação das vagas remanescentes do Sisu 2020!

Prazo Lista de Espera Fies 2020

Também de acordo com informações do MEC, o prazo Lista de Espera Fies 2020 é o dia 31 de março. Ou seja, até essa data os candidatos poderão verificar a plataforma já que muitas chamadas acontecem ao longo do período de mais de um mês. 

O Ministério da Educação ainda informou que os participantes aprovados na lista de espera deverão complementar informações Fies em até três dias úteis pelo sistema. O que vale é o dia seguinte ao da divulgação da seleção. 

Os candidatos devem informar:

  • Os valores financiados;
  • Dados bancário;
  • Detalhes sobre o curso; 
  • Quem será o fiador; 
  • Dados do seguro do pagamento de dívida em caso de morte. 

O que é CPSA Fies 

Por fim, vamos tirar uma dúvida rápida que está surgindo por muitas pessoas na hora do cadastro. O que é o CPSA Fies? Essa nada mais é do que a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento das instituições. 

Essas são repartições que existem nas universidades e instituições de ensino superior parceiras do Fies. Esse grupo é responsável por lidar com assuntos ligados ao programa desde o processo de inscrição até os processos de aditamento. 

O CPSA Fies é formado por dois representantes de cada esfera da instituição: setor administrativo, discentes e docentes. 

Ficou alguma dúvida? Entenda tudo sobre o Fies e o P-Fies no site: https://pronatec.pro.br/qual-a-diferenca-do-fies-para-o-p-fies-qual-a-melhor-opcao-de-financiamento-confira/

 

Leia Também