Lista com TODAS as CIDADES que receberão a Vacina da Dengue: Veja quando começa a campanha

Saiba quais cidades brasileiras receberão a vacina da dengue em 2024 e proteja sua família contra essa doença. Confira a lista completa!

O Ministério da Saúde anunciou recentemente uma ação crucial no combate à dengue: a lista das cidades que receberão a vacina contra a doença.

Esta iniciativa abrangerá mais de 500 municípios em todo o país, marcando um importante avanço na prevenção e controle da dengue.

Nas linhas a seguir, vamos explorar em detalhes essa campanha de vacinação, destacando as cidades contempladas, as estratégias envolvidas e o cronograma previsto.

Vacina da dengue.
Fique por dentro da campanha de vacinação contra a dengue: 521 cidades contempladas e cronograma de imunização. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

A necessidade da vacinação contra a Dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e sua incidência tem sido um desafio de saúde pública no Brasil e em muitos outros países tropicais.

Em 2023, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos da doença e 1.094 óbitos devido a complicações relacionadas à dengue.

O início de 2024 já apresenta números alarmantes, com 120.874 casos e 12 mortes até o momento.

Veja também: Receita libera consulta ao 1º lote residual do IR em 2024: veja como fazer!

Cidades selecionadas para receber a vacina da Dengue

Para enfrentar essa realidade preocupante, o Ministério da Saúde selecionou criteriosamente as cidades que receberão a vacina contra a dengue.

A escolha recaiu sobre municípios com mais de 100 mil habitantes que apresentam alta transmissão da doença, principalmente pelo sorotipo dois do vírus da dengue.

A distribuição da vacina ocorrerá de maneira abrangente, englobando todas as regiões do Brasil. Entre as cidades contempladas, encontram-se grandes centros urbanos como:

  • Brasília;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte;
  • Manaus;
  • Foz do Iguaçu;
  • Salvador; entre outras.

Ao todo, 521 municípios em 16 estados brasileiros foram selecionados para participar dessa campanha de imunização. Veja a lista completa em: https://curtlink.com/eWdz.

Quando começa a vacina contra a Dengue?

Em princípio, a campanha de vacinação contra a dengue está programada para começar em fevereiro.

Ela será direcionada principalmente a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, um grupo que concentra um número significativo de hospitalizações devido à dengue após os idosos.

Inicialmente, a vacinação será restrita a essa faixa etária, pois a vacina Dengue foi aprovada pela Anvisa apenas para indivíduos de 4 a 60 anos.

Estoque e perspectivas futuras

O Brasil já recebeu o primeiro lote da vacina, contendo 750 mil doses, e aguarda uma segunda remessa de 570 mil doses no próximo mês.

Essas doses iniciais permitirão a imunização de 3,2 milhões de pessoas somente em 2024. Além disso, o Ministério da Saúde já assegurou um estoque de 9 milhões de doses para o ano seguinte, 2025.

No entanto, é importante destacar que o impacto coletivo da vacinação contra a dengue será percebido pela população em torno de dois anos, de acordo com as autoridades de saúde.

O Ministério da Saúde também tem planos de incluir no Sistema Único de Saúde (SUS) uma vacina nacional contra a doença, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que tem previsão de aprovação pela Anvisa em 2025 e inserção no SUS em 2026.

Próximos passos e expectativas

Ainda é preciso cumprir algumas etapas antes que as vacinas cheguem aos postos de saúde. A primeira remessa precisa passar pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa.

Em seguida, irá para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Embora esse processo possa levar de uma a duas semanas, a distribuição dependerá da eficiência dessas fases burocráticas.

A luta contra a dengue é uma prioridade na saúde pública brasileira, e a vacinação em larga escala é uma estratégia fundamental para controlar a disseminação da doença.

Embora os resultados demorem um pouco para se tornarem evidentes, a longo prazo, essa campanha de imunização contribuirá significativamente para a proteção da população contra a dengue.

Assim sendo, continue acompanhando as atualizações do Ministério da Saúde para ficar por dentro do progresso da campanha em sua região e garantir a segurança de sua família.

Aproveite e leia também: Não entendeu sua nota no SiSu 2024? Aprenda a fazer o cálculo e ENTENDA!