Lista aponta 11 alimentos que NÃO devem ir ao congelador

Alguns alimentos não são ideais para ser congelados; entenda o porquê e descubra quais são eles: lista reúne 11!

O congelador certamente pode ser um aliado muito importante de quem tem o costume de cozinhar de comer refeições já prontas. Isso acontece porque quem cozinha pode usar um dia da semana para preparar as comidas da semana e deixá-las separadas em marmitas no congelador, para agilizar o dia a dia.

Além disso, quem já compra refeições prontas no supermercado, mesmo que isso possa não ser tão saudável, ainda pode contar com o auxílio do congelador para mantê-las na temperatura correta até quererem descongelá-las. Mas você sabia que há vários alimentos que não devem ir ao congelador? Descubra quais são eles a seguir.

Lista aponta 11 alimentos que NÃO devem ir ao congelador
Saiba mais sobre os alimentos que não podem ir ao congelador; lista inclui produtos do dia a dia / Imagem: Divulgação

Alimentos não devem ir ao congelador

Carnes já descongeladas

Quando uma carne descongela, ela passa a desenvolver microrganismos que apenas o calor poderá destruir. Portanto, a recomendação é que, ao descongelar uma carne, ela deve ser cozinhada, o que impede que ela retorne ao congelador.

Refeições já cozidas

Essa proibição vale para aqueles alimentos que foram congelados, depois descongelados e já foram aquecidos. Neste caso, uma vez aquecido, ele deverá ser comido. Se quiser, a pessoa pode até guardar na geladeira, mas o prazo de validade é curto. A explicação é a mesma da carne descongelada, que pode produzir microrganismos.

Sorvete derretido

Caso o sorvete acabe derretendo, ele pode ser um produto não muito interessante de voltar ao congelador. Isso porque ele poderá formar apenas uma pasta pegajosa.

Queijos moles

Os queijos também não devem ser congelados, o ideal é guardá-los na geladeira e consumir dentro do prazo estipulado pela empresa.

Certos molhos

Molhos feitos com a base de amido de milho ou farinha podem não ser bons para serem congelados. Depois que eles são descongelados, a consistência dificilmente voltará a ser o que era antes.

Veja também: CUIDADO: estes são os 5 alimentos com mais agrotóxico que compramos no supermercado

Produtos podem ser de uso diário

Iogurtes e demais laticínios

Os iogurtes e demais laticínios também não devem ser congelados, já que isso pode atrapalhar a consistência do produto. Por conta disso, o ideal é mantê-los na geladeira e consumir dentro do prazo, depois de aberto.

Massa já cozida

O problema está na hora de descongelar a massa cozida. Isso ocorre porque ela pode perder a consistência e ficar mole se for congelada e depois descongelada.

Comida enlatada

Ela é feita para durar na lata por um bom tempo, se for aberta, recomenda-se seguir as orientações de conservação do produto.

Ovos com casca

Os ovos com casca também não são ideais para serem congelados. O que acontece é que o frio pode fazer com que a casca se expanda. Dessa maneira, bactérias e sujeiras podem entrar no ovo, atrapalhando a sua qualidade e prejudicando um preparo posterior.

Frutas ou vegetais com muita água

Vegetais e frutas que contenham muita água, como melancias, melões, maçãs e outros só devem ser congeladas se a pessoa quiser aumentar o tempo de duração delas e, depois, for utilizar no liquidificador, por exemplo. Se elas forem descongeladas, elas podem perder a textura.

Café

O frio pode secar o pó ou os grãos de café.

Veja também: NÃO GUARDE estes alimentos na geladeira: confira a lista completa dos alimentos!