LIBERADO! Veja como CONSULTAR PIS pelo CPF: Confira o SALDO e o CALENDÁRIO OFICIAL de PAGAMENTO do ABONO em JULHO

Atualizado Hoje!

LIBERADO! Veja como CONSULTAR PIS pelo CPF – Entenda quais são as datas oficiais do pagamento do PIS e entenda como consultar os valores!

Chegando ao fim do ano muitas pessoas querem saber como consultar PIS pelo CPF. Essa é uma forma de saber como está a conta de abono salarial e conferir exatamente o número do seu cadastro para conferir o valor de saque para o trabalhador. 

Por isso a seguir vamos trazer mais detalhes sobre como fazer esse tipo de pesquisa e quais são as datas oficiais de depósito. Confira e saiba quando você vai receber de acordo com o seu mês de nascimento. 

LIBERADO! Veja como CONSULTAR PIS pelo CPF
Imagem: Divulgação

Número do PIS pelo CPF

Você já saber como consultar o número do PIS pelo CPF? Essa é uma dica que pode fazer toda a diferença para você já que alguns cadastros pedem exatamente esse número para os trabalhadores. 

É importante lembrar que o Programa de Integração Social (PIS) é disponibilizado para todos os trabalhadores que estão dentro dos pré-requisitos. Se você já trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês e já fez a conta do abono há pelo menos cinco anos, você já pode estar com o dinheiro disponível agora. 

Por isso é importante também conferir exatamente como funcionam os pagamentos e quais são as datas (confira no fim do texto todos detalhes do calendário). 

Diferença entre PIS e Pasep 

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre PIS e Pasep já que os dois pagamentos são pronunciados em conjunto, geralmente. Acontece que os dois são tipos de abono salarial disponibilizados para trabalhadores com carteira assinada.

A grande diferença é a seguinte:

  • PIS é voltado para trabalhadores que atuam/atuaram em empresas privadas. O pagamento nesse caso é feito pela Caixa Econômica Federal;
  • Pasep é um benefício para trabalhadores do serviço público. Nesse caso, funcionários públicos recebem pelo Banco do Brasil.

Consultar PIS

A consulta do PIS pode ser feita sem que você precise sair de casa. É importante saber como funcionam essas tecnologias para saber exatamente como você vai receber e quando entram os depósitos.

Quem consultar o PIS em 2021 poderá ver detalhes como o histórico de saque, saldo completo e atualizado e data do pagamento. Por isso, a seguir, vamos trazer um passo a passo para quem está querendo examinar a sua conta rapidamente.

Como consultar PIS pelo CPF

Mas vamos ao que interessa: como consultar PIS pelo CPF? Esse processo pode ser feito totalmente online e é muito mais fácil do que parece. Com apenas alguns passos você já pode conferir o seu número. 

Confira o passo a passo para saber o número do PIS pelo CPF:

  • Comece acessando o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/); 
  • Agora clique no botão Entrar;
  • Caso ainda não tenha cadastro, escolha a opção ‘Cadastre-se’; 
  • Preencha todos os dados solicitados corretamente – CPF, data de nascimento, e-mail, nome da mãe, etc.) e clique em ‘Próxima’;
  • Agora anote a senha que vai ser criada pelo sistema;
  • Preencha novamente o seu CPF e senha; 
  • Agora faça o login e, se quiser, altere a senha para uma pessoal;
  • Acesse novamente; e pronto!
  • Agora, no canto superior direito da tela você vai ser seus dados de usuário: Nome, CPF e NIT/PIS (esse é o seu número do PIS). 

Extrato do PIS 

Mas afinal: qual é a diferença da consulta para o extrato do PIS? A diferença prática não é nenhuma, apenas a nomenclatura é diferentes. Muitos serviços pedem o documento que comprove a adesão do trabalhador e é esse o nome que chamam esse comprovante. 

Ou seja, o extrato PIS 2021 nada mais é do que o resultado da consulta que você vai fazer usando o sistema. Todas as suas informações de pagamento são, então, o seu extrato. Se estiver usando uma agência da Caixa poderá inclusive fazer a impressão do documento normalmente.

Calendário PIS Pagamento Julho

Muitas pessoas estão aguardando agora o calendário do PIS em julho. Todos os interessados devem ficar atentos já que que as parcelas que seriam disponibilizadas no mês passado ainda não foram antecipadas. 

Sobre esse ano, ficaram assim as datas completas do calendário do PIS 2020 2021 com pagamentos antecipados até fevereiro e dos meses anteriores. Fique ligado:

antecipação do calendário do abono PIS

Antecipação PIS 2021

Outra notícia é a antecipação do PIS 2021/2022. Agora que foi finalizado o calendário do ano-base 2019, o Governo Federal deveria confirmar que vai garantir os pagamentos adiantados para 2021. Mas não foi isso que aconteceu. 

Mas então, o Governo vai antecipar o abono salarial 2021 para PIS e Pasep? De acordo com as últimas informações divulgadas, essa antecipação não vai acontecer em 2021.  Por conta do Orçamento e da dificuldade de pagar todos em um ano, a opção será pagar apenas em 2022.

O que foi confirmado, como já foi dito, é o pagamento antecipado em fevereiro para todos os grupos que receberiam em março (o ano-base 2019).

Pagamento do PIS em julho 2021

E com essa notícia realmente não vai acontecer o pagamento do PIS em julho de 2021? Ainda não foi divulgado o novo calendário do abono salarial, por isso é necessário aguardar os próximos capítulos. Mas ao que tudo indica apenas em 2022 teremos os pagamentos. 

Ao que parece os novos pagamentos do PIS vão começar em janeiro ou fevereiro de 2022, no máximo. Os valores serão disponibilizados, como sempre, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.

PIS 2021/2022 vai atrasar? 

Uma dúvida comum agora é: o PIS 2021/2022 vai atrasar? Como já foi dito, o Governo Federal ainda não confirmou o cronograma para quem trabalho com carteira assinada em 2020. Como a preocupação neste momento é o Auxílio Emergencial, pode acontecer sim esse atraso. 

Mas a ideia é que em janeiro de 2022, no máximo, os primeiros beneficiários já comecem a receber a antecipação do abono salarial. Esse atraso pode acontecer justamente para garantir uma tranquilidade na logística da Caixa Econômica Federal – já que o dinheiro dos pagamentos está confirmado.

PIS em agosto de 2021

Muitos trabalhadores também estão querendo saber sobre o início dos pagamentos do PIS 2021/2022 em agosto. Afinal, está confirmado? Repetimos: não oficialmente. É necessário que o Ministério da Cidadania divulgue o calendário oficial – que deve ficar para o ano que vem.

Para não perder nenhuma data é importante que você fique sempre atento para o seu aplicativo (Caixa ou Caixa Tem). Os pagamentos do PIS em agosto são pouco prováveis por conta do Auxílio Emergencial, mas é importante ficar sempre ligado.

PIS 2022 Antecipado

O PIS 2021/2022 antecipado está sendo aguardando por trabalhadores de todos os estados brasileiros. É importante lembrar que junto com esse pagamento para quem atuou em empresas privadas (PIS), também saem para os depósitos para funcionários públicos (Pasep).

Esse pagamento antecipado do PIS 2021, como já foi dito, deverá acontecer na verdade apenas no ano que vem.

PIS 2021/2022 Consulta Calendário

Quem quer fazer a consulta do calendário do PIS 2021/2022 pode fazer isso sem sair de casa. Esse processo é feito rapidamente pelo internet banking para todos os clientes da Caixa Econômica Federal. 

Será possível fazer a consulta do abono salarial PIS 2021/2022 diretamente pelo site oficial da Caixa (ou pelo aplicativo).

Os interessados em conferir os detalhes sobre os seus pagamentos disponíveis devem acessar o site oficial (https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/paginas/default.aspx) e clicar em ‘Consultar Pagamento‘.

Calendário PIS 2021 e 2022 atualizado

É aguardado para o fim do ano o calendário do PIS 2021 e 20221 atualizado. Essa medida de contenção foi feita para que o Governo Federal não extrapolasse os valores fixos e passasse por problemas fiscais.

Por isso um novo calendário do PIS 2022 atualizado é aguardado em fevereiro com todos os detalhes dos próximos pagamentos.

Corte Orçamento PIS 2021 

O corte no Orçamento 2021 vai afetar o PIS como especialistas já vinham indicando. O dinheiro do abono salarial faz parte do total de contas públicas que deverão ser aprovadas logo.

Alguns impasses estão surgindo, por isso cortes estão acontecendo. Entre eles, estão previstos cortes no abono salarial de mais de R$ 7 bilhões. Ainda assim, é necessário aguardar para ver se o Governo vai pagar alguns beneficiários esse ano ainda ou não – mas é pouco provável.

Aplicativo para consultar PIS/Pasep 

Se você não quer ficar conferindo os sites a todo instante, faça o download do aplicativo para consultar PIS/Pasep. A Caixa Econômica Federal é responsável pelo app que garante um acesso fácil para todas suas informações.

O aplicativo Caixa Trabalhador para consulta do PIS/Pasep serve também para verificar outros benefícios. Todos os trabalhadores podem baixar (em sistemas Android e iOS) e usar os dados do internet banking ou até do Caixa Tem (para fazer o login).

A consulta do PIS/Pasep pelo aplicativo Caixa Trabalhador pode ser feito a qualquer momento.

Novo Calendário PIS 2021/2022

Por fim, precisamos aguardar com atenção o novo calendário PIS 2021/2022 que deve sair ainda no final deste ano ou no início de 2022. A ideia é que os pagamentos já comecem nos primeiros meses. 

A ideia de que o Governo Federal deveria adiantar o calendário do PIS/Pasep 2021/2022 justamente como medida de combate ao Covid-19 ainda está sendo discutida. Esse dinheiro extra poderá ajudar todos os trabalhadores neste momento, mas o Orçamento está apertado. Vamos ficar atentos para as próximas datas!

Está ACABANDO PRAZO para SACAR PIS/PASEP em 2021: 3 MILHÕES ainda não SACARAM! Consulte se você tem DIREITO!

 

Leia Também