INSS sem PERÍCIA MÉDICA: SALÁRIO é LIBERADO! Veja como conseguir seu ATESTADO VIRTUAL e solicitar o BENEFÍCIO.
Precisa receber Auxílio Doença ou outros benefícios do INSS? Em meio à pandemia de Covid-19, o Instituto liberou salários sem necessidade de perícia médica presencial. Agora, o benefício pode ser liberado por meio de atestado virtual, uma novidade criada pelo governo em 2020.
O atestado virtual do INSS pode inclusive se tornar permanente, tudo depende das decisões do governo. Explicamos abaixo tudo sobre a modalidade: as situações em que ela é aceita, como solicitar a sua e como obter os salários e auxílios do INSS; confira.

Conteúdo
Auxílio do INSS sem perícia médica
O Auxílio Doença do INSS sem perícia médica foi liberado para as situações mais simples, nas quais a solicitação e comprovação é mais fácil de ser analisada. Nesse caso, o interessado precisa apenas apresentar documentos que comprovam o direito ao recebimento do benefício governamental.
Com isso, é eliminada a necessidade de comparecer presencialmente em uma unidade de atendimento. O envio dos exames médicos e atestados é suficiente para a comprovação da doença ou incapacidade de trabalhar.
A alternativa do atestado virtual do INSS sem perícia médica foi criado para evitar filas e aglomerações em meio à pandemia do coronavírus. Ainda não se sabe até quando o Instituto vai aceitar esse tipo de comprovação – que é usado como um teste para a permanência dessa modalidade em 2021.
Redução da fila no INSS
Milhares de segurados do INSS estão aguardando pela liberação de benefícios, o que costumava causar filas gigantescas em postos de atendimento. Durante a pandemia, essas filas aumentaram ainda mais, graças à redução do número de perícias médicas autorizadas pelo Instituto.
Hoje em dia, mais de 700 mil pessoas esperam por agendamentos para as perícias médicas do INSS. Diariamente, o Instituto realiza cerca de 20 mil procedimentos, mas apenas 592 unidades de atendimento no Brasil inteiro estão autorizadas e aptas a prestar esse tipo de serviço.
A autorização do Auxílio Doença sem perícia médica presencial veio para diminuir essas filas e incrementar a velocidade dos processos nas agências do INSS. Caso esse período de testes apresente bons resultados, a alternativa pode se tornar definitiva.
Critérios do Auxílio Doença no INSS
Para solicitar o Auxílio Doença no INSS, os segurados precisam se encaixar em alguns critérios estabelecidos pelo próprio Instituto. A verificação dos requisitos é realizada junto com a entrega da documentação necessária. Veja abaixo todos eles:
- Ter pelo menos 12 contribuições mensais à Previdência Social;
- Estar temporariamente incapacitado para trabalhar;
- Comprovar, de acordo com laudos médicos e consultas, os problemas de saúde;
- Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias consecutivos por causa da mesma doença; ou
- Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias intercalados (em um período de 60 dias) por causa da mesma doença.
Solicitar o salário do INSS sem perícia – Passo a Passo
Existem três maneiras para fazer o pedido do Auxílio do INSS. A mais tradicional é pelo telefone da Central de Atendimento 135 – que funciona das 07h às 22h de segunda a sábado), pelo portal https://meu.inss.gov.br/central/ ou pelo aplicativo Meu INSS. Veja abaixo o passo a passo da solicitação no Meu INSS.
- Entre no aplicativo Meu INSS;
- Clique em “Agendamento/Solicitações”;
- Escolha “Novo Requerimento”;
- Escolha a opção “Benefício por incapacidade”;
- Clique em “Auxílio Doença com documento médico”;
- Clique em “Avançar”;
- Preencha o formulário com as informações pedidas;
- Anexe os documentos pedidos;
- Clique em “Avançar”;
- Escolha a melhor data para a perícia médica;
- Faça a agendamento;
- Clique em “Gerar comprovante”;
- Pronto!
Fique de olho no site para receber mais novidades sobre os benefícios do INSS!