LIBERADO a partir de MARÇO! BOLSAS de MESTRADO e DOUTORADO através da CAPES: São mais 80 MIL VAGAS – Veja como se INSCREVER…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

LIBERADO a partir de MARÇO! BOLSAS de MESTRADO e DOUTORADO através da CAPES: Confira como vão ser disponibilizadas as novas oportunidades em 2021! 

Ótima notícia para estudantes e professores de todo o Brasil: vão ser liberadas a partir de março Bolsas de Mestrado e Doutorado pela CAPES 2021. Serão mais de 80 mil vagas disponibilizadas em todas as regiões do país. 

A seguir vamos trazer todas as informações que você precisa saber. Fique por dentro e saiba exatamente como vai ser a distribuição e quem vai poder contar com essas oportunidades de bolsas para estudantes. 

LIBERADO a partir de MARÇO! BOLSAS de MESTRADO e DOUTORADO através da CAPES
Imagem: Rafael Garcia/Divulgação/Extra

Bolsas de Mestrado e Doutorado CAPES 2021

É oficial: o canal oficial do Governo Federal confirmou que vão começar as liberações de bolsas de mestrado e doutorado CAPES em 2021. As oportunidades serão disponibilizadas entre março deste ano e fevereiro de 2022. 

Outra boa notícia é sobre a quantidade de bolsas de pós-graduação da CAPES em 2021: serão um total de 84,3 mil novos financiamentos. Essas vagas vão ser disponibilizadas aos poucos e a partir de um novo tipo de avaliação. 

É importante ficar atento já que a distribuição sempre varia de acordo com cada instituição. Ainda assim, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) essa distribuição para as instituições será diferente neste ano.

Valor da Bolsa CAPES 2021

Outra informação importante é que essas novas oportunidades não acarretam em mudanças no valor da Bolsa CAPES em 2021. Ou seja, os alunos poderão continuar recebendo normalmente o mesmo pagamento. 

Continuam, portanto, os seguintes números:

  • Valor Bolsa de Mestrado CAPES 2021: R$ 1,5 mil; 
  • Valor Bolsa de Doutorado CAPES 2021: R$ 2,2 mil. 

Como conseguir Bolsa CAPES 2021

Finalmente, como conseguir uma bolsa de mestrado ou doutorado CAPES 2021? É importante entender que o processo de seleção é feito diretamente pelas instituições de ensino superior. 

A novidade é que a distribuição das bolsas CAPES em 2021 vão acontecer agora de acordo com:

  • Nota do programa de pós-graduação (PPG) que o aluno vai entrar; 
  • Nível de Ensino (Mestrado ou Doutorado). 

A CAPES também vai levar em consideração as regiões em que são distribuídas as bolsas, pensando na melhor manutenção dos estudantes dentro dos centros de pesquisa. Isto é, as mais de 84 mil bolsas vão para todas as regiões do país, de acordo com cada instituição e programa de ensino. 

Para fazer a inscrição para receber bolsas de pós-graduação CAPES em 2021 você deve procurar a instituição que você faz parte. Uma última dica: se você vai fazer um processo seletivo, procure sempre no edital detalhes sobre a oferta de bolsas no programa. 

BENEFÍCIOS que VOCÊ PODE SACAR através do CARTÃO CIDADÃO em 2021: Veja como SOLICITAR o CARTÃO…

 

Leia Também