Liberação dos pagamentos e cálculo do Abono Salarial já podem ser consultados em maio

Atualizado Hoje!

Liberação dos pagamentos e cálculo do Abono Salarial já podem ser consultados: Entenda qual é a situação do abono para quem já trabalhou com carteira assinada!

Trabalhadores de todo o Brasil estão enfrentando um momento de dificuldade por conta da pandemia. Atrasos nos salários, afastamento e/ou diminuição de renda fazem com que muitas pessoas dependam da ajuda de benefícios trabalhistas e sociais. Por isso a consulta do abono salarial em maio deste ano é importante. 

Já é possível fazer um cálculo de quanto você terá direito e é possível também conferir o saldo disponível em conta. Entenda qual é a situação da liberação dos valores e o que o Ministério da Economia falou sobre os pagamentos neste ano. 

Liberação dos pagamentos e cálculo do Abono Salarial já podem ser consultados
Imagem: Divulgação

Cálculo do Abono Salarial 2021 

Vamos começar falando sobre o cálculo do abono salarial em 2021. Em janeiro os trabalhadores contaram com uma atualização no salário mínimo (que chegou aos R$ 1.100) e isso influencia no pagamento do benefício. 

Para quem ainda não sabe, o abono salarial é mais conhecido pelos trabalhadores como PIS/Pasep 2021. O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são voltados, em ordem, para trabalhadores de empresas privadas e do funcionalismo público. 

O valor do abono salarial depende sempre de quanto tempo cada trabalhador atua de maneira formal: os pagamentos variam de quanto tempo a pessoa atuou no ano-base. Por exemplo, os próximos pagamentos são sobre o ano-base 2020: quem trabalhou o ano todo recebe o salário mínimo integral, quem trabalhou apenas um mês recebe 1/12 e assim por diante. 

Por isso é possível fazer um cálculo do PIS/Pasep 2021 atualizado que fica assim:

cálculo do PIS/Pasep 2021 atualizado

Abono salarial 2021 vai ser antecipado

Agora que mostramos como é feito o cálculo, fica a dúvida: o abono salarial 2021 vai ser antecipado? Muitas pessoas estão aguardando ansiosamente esses pagamentos neste ano, mas as notícias não são muito promissoras por conta do último Orçamento da União. 

Para não extrapolar o teto de gastos, o Governo Federal optou por pagar o PIS/Pasep em 2022 apenas. Ou seja, ao que tudo indica os valores que seriam pagos no segundo semestre de 2021 vão ficar para o início do ano que vem. 

O novo calendário do abono salarial 2021/2022 deve sair apenas no início de 2022 já que, de acordo com Ministério da Economia, todos os pagamentos dos beneficiários devem acontecer no mesmo ano. Quem definiu isso foi a Controladoria-Geral da União (CGU). 

Consulta Abono Salarial 2021

Finalmente, é importante saber como fazer a consulta do abono salarial em 2021. Mesmo sem pagamento previsto para esse ano, milhões de trabalhadores nem sabem que possuem saldo disponível de calendários anteriores. 

Por isso, quem quer conferir o saldo do abono salarial em 2021 deve seguir os seguintes passos:

  • Consulta PIS 2021:
  1. Acesse o site oficial do abono salarial Caixa Econômica Federal (https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/paginas/default.aspx)
  2. Clique em ‘Consultar pagamento’; 
  3. Na nova página adicione CPF, NIS ou e-mail cadastrado e senha; 
  4. Caso ainda não tenha cadastro, adicione seu CPF e clique em ‘Cadastrar/Esqueci senha’’. 
  • Consulta Pasep 2021:
  1. Entre no site do Pasep Banco do Brasil (https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep); 
  2. Clique em ‘Consulte seu Pasep’; 
  3. Agora adicione o seu Número de Inscrição do PASEP ou CPF e data de nascimento; 
  4. Clique em ‘Não sou robô’ e depois vá até o botão ‘Confirmar’. 

Auxílio Emergencial: Cadastro, Regras, Calendário e como Receber o valor de R$ 800,00…

 

Leia Também