Liberação de Programa substitui Auxílio Emergencial e Bolsa Família: Conheça o novo benefício

Atualizado Hoje!

Liberação de Programa substitui Auxílio Emergencial e Bolsa Família: Entenda tudo sobre o programa que poderá pagar valores acima do Bolsa Família!

Não é nenhuma novidade que o Governo Federal está há algum tempo estudando um novo programa para substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. O ponto é que essas conversas estão ganhando mais fôlego nos bastidores novamente. 

Como uma saída estratégica para crise e pouco tempo antes da eleição, um novo programa de renda pode ser interessante neste momento. Entenda qual é a discussão atual e como isso pode acontecer ainda neste ano. 

Liberação de Programa substitui Auxílio Emergencial e Bolsa Família
Imagem: Divulgação

Novo Programa Social do Governo 2021

O número de brasileiros passando por dificuldades financeiras e caindo para o nível de pobreza ou extrema pobreza é muito grande. Justamente por conta dessa crise está sendo estudado um novo programa social do governo em 2021

A ideia é que esse programa, que está circulando em bastidores até o momento, tenha seus detalhes discutidos ainda neste primeiro semestre. A ideia de parlamentares é criar um novo programa social do governo a partir de agosto, de acordo com o senador Fernando Bezerra, citado em matéria do portal IG. 

Essa criação de um novo programa além de ajudar na diminuição da desigualdade iria chegar a um número maior de cidadãos. 

Quando vai começar Novo Programa Social do Governo

A grande dúvida é: quando vai começar o novo programa social do Governo Federal? A projeção inicial é do início já em agosto, mês em que vai terminar oficialmente o Auxílio Emergencial – caso não haja renovação. 

De acordo com o senador Bezerra, a ideia é criar um programa que vai substituir o Bolsa Família e ampliar o número de beneficiários. Outro destaque é a possibilidade de aumentar as parcelas e oferecer um pagamento mais alto. 

É importante pontuar, porém, que essa ação está em fase de estudos ainda. O Ministério da Cidadania está atuando na elaboração do projeto que deverá ser entregue ao Palácio do Planalto até julho – com início dos pagamentos em agosto. 

Renda Brasil ou BIP?

A dúvida de quem acompanha os planos econômicos do Governo agora é saber qual será esse novo programa: o Renda Brasil ou BIP? Desde o ano passado esses dois nomes surgiram nos bastidores, mas não saíram do lugar. 

O Programa Renda Brasil 2021 seria uma estratégia equivalente ao do Casa Verde e Amarelo: a mudança de nome de um programa que já existe (neste caso, o Bolsa Família). A ideia ficou de lado em 2020 depois de não receber apoio majoritário das outras casas. 

O BIP 2021 (Benefício de Inclusão Produtiva) ainda corre nos bastidores. Esse programa seria uma opção de oferta de pagamentos mensais enquanto os trabalhadores (informais) fazer um curso de capacitação para entrar no mercado de trabalho. 

Por fim, em qualquer situação, a equipe econômica do Governo garante que não será necessário mexer nos cofres da União para criar o programa. Existe hoje um valor de R$ 35 bilhões em caixa que poderão ser destinados para o Bolsa Família ou equivalente. 

NOVO Auxílio Emergencial de R$ 800,00 a caminho? Parcelas são SOLICITADAS a PARTIR de MAIO! Veja o CALENDÁRIO do Auxílio…

 

Leia Também