Até onde a lei PERMITE as inteligências artificiais agirem? A resposta para essa pergunta pode ser ATERRORIZANTE
Com o enorme avanço da inteligência artificial, muita gente fica em dúvida sobre os possíveis limites que implicam que a tecnologia vá cada vez mais longe.
Todo mundo sabe que a inteligência artificial está indo cada vez mais longe. Isto é, diariamente, novas formas de uso da IA acabam surgindo e deixando muitos em estado de choque, tendo em vista as mais diversas possibilidades propostas pelas ferramentas em questão.
Neste sentido, é completamente comum que grande parte dos indivíduos sintam-se receosos em relação ao uso da inteligência artificial e do seu avanço, visto que, até pouco tempo, essa tecnologia ainda era desconhecida por muitos. Além disso, a inteligência artificial trouxe o futuro para o presente.
Levando isso em conta, uma das maiores dúvidas das pessoas atualmente é: existem limites legais que impliquem no uso da inteligência artificial? Dessa forma, é hora de entender melhor até onde essa tecnologia pode chegar, seguindo todas as conformidades propostas pela lei.

Entenda como é o funcionamento por trás de toda inteligência artificial
Ainda que a inteligência artificial faça parte de uma tecnologia recente, é preciso ter em mente que, com o avanço demasiado dessa novidade, é completamente comum que os estudos sobre ela também aconteçam de forma extremamente rápida.
Neste sentido, felizmente, entender como a IA funciona não é uma tarefa tão complexa. Isso porque o funcionamento da IA é dado através de nada mais nada menos do que a programação. Isto é, os sistemas de programação já existem há um bom tempo, só não estavam tão desenvolvidos ainda.
Dessa forma, contando com uma explicação mais clara, a IA funciona através do desenvolvimento de códigos que são devidamente programados. A programação desses códigos, nas máquinas, é claro, faz com que elas consigam criar uma espécie de “ligação” entre determinadas informações.
Assim sendo, as máquinas tornam-se completamente aptas e capazes de realizar as mais diversas tarefas possíveis, incluindo aquelas consideradas complexas para os seres humanos, o que, aliás, é um tanto quanto intrigante para muita gente.
Outro ponto importante é que a agilidade de resposta das máquinas para a realização das atividades acontece justamente através da programação desses códigos, que, juntos, são capazes de computar o que foi solicitado para aquela máquina.
Veja também: ATERRORIZANTE: Nova Inteligência Artificial pode colocar sua senha em RISCO com apenas um SOM, entenda!
E existe algum limite para o uso demasiado da IA?
Assim como dito anteriormente, a IA é uma tecnologia um tanto quanto recente, o que faz com que muita gente fique na dúvida sobre a possibilidade de que existam ou não limites para ela. No entanto, apesar da IA ser uma novidade, a tecnologia não é.
Levando isso em conta, existem sim leis que delimitam o que é ou não legal através do uso da tecnologia. Tem-se como exemplo, portanto, as leis que aplicam penalidades para aqueles que fizerem mau uso da tecnologia, como por exemplo, para a aplicação de golpes e/ou demais crimes.
Também existem algumas leis anti-plágio, por exemplo. Dessa forma, se a tecnologia da IA for utilizada para o plágio, o indivíduo também poderá ser penalizado. Contudo, ainda não existem leis voltadas especificamente para o uso da IA, mas isso deverá acontecer em breve.
Veja também: Disputa de gigantes! Entenda por que um dos jornais mais prestigiados do mundo está processando a criadora do ChatGPT