LAMBEIJOS? Entenda porque seu cachorro faz isso e veja se há motivo para se preocupar

Animaizinhos certamente possuem comportamentos curiosos. Cachorros, por exemplo, adoram lamber os seus tutores. Mas, por que isso acontece? Veja no texto abaixo.

Todos nós já conhecemos o velho ditado que diz que o cachorro é o melhor amigo do homem, não é mesmo? E esta afirmativa é certamente verdade. Quem é “pai de pet” com certeza é testemunha de todo o amor que estes animaizinhos são capazes de oferecer para seus tutores. Basta dar amor, que você irá sem dúvidas receber todo o amor de volta do seu “doguinho”.

Entretanto, muitos tutores ainda falham em estabelecer um limite no afeto que possui com o seu cão. Muitos, inclusive comem, dormem e recebem beijinhos do animal. Os famosos “lambeijos”. Mas, será que estas atitudes realmente não oferecem nenhum tipo de risco? Saiba a verdade lendo o texto abaixo.

Ganhou um lambeijo? Conheça os riscos. / Foto: divulgação

Posso dormir com o meu animal de estimação?

Vivemos em uma sociedade contemporânea e caótica, que pode nos levar a quadros sérios de solidão. Por isso, muitos brasileiros se voltam para companheiros que possam suprir esta falta de alguém do lado como plantas, e claro, animais de estimação.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais, mais de 139 milhões de brasileiros possuem um animalzinho de estimação. Deste total, a maioria dá preferência para os cães, que somam em mais de 54 milhões.

Mas, para se ter um pet é de suma importância saber como cuidar devidamente do animal. Afinal de contas, tratar indevidamente do seu bichinho pode causar problemas de saúde para ele e para os tutores. Por isso, muitos tutores ficam em dúvidas quanto a pequenas ações que tomam com os seus bichinhos. Por exemplo, é indicado dormir com seu animal de estimação?

De acordo com especialistas, a resposta é sim! Desde que o seu animal esteja vacinado e com a higiene em dia, não há problema algum em dormir com o seu animalzinho de quatro pautas. Igualmente, vale notar que também é importante se certificar de que seu bichinho está livre de pulgas! Segundo alguns pesquisadores, dormir junto do animal pode inclusive ajudá-lo a crescer confiante e livre de traumas.

Veja também: Estes ALIMENTOS devem passar LONGE do seu pet; motivo é surpreendente!

E receber lambeijos do meu cãozinho? Tá liberado?

Outra atitude que deixa muitos tutores em dúvida, é deixar o cãozinho dar o famoso “lambeijo”. Ou seja, deixar que o pet dê pequenas lambidas no rosto do seu tutor, como uma espécie de beijinho do animal.

De acordo com pesquisadores, esta pequena atitude do animal é uma demonstração de segurança e carinho. Isso porque, o cão sinaliza por meio deste gesto que ele te considera como parte de sua matilha. Este é um traço ancestral que cães carregam consigo desde antes de serem domesticados.

Mas, embora o ato em si seja bastante fofo, está longe der seguro. Isso pois, por mais limpo e higienizado que o animal possa ser, ele ainda pode ser um vetor para fungos, bactérias e outras formas de parasita. Sendo assim, não é indicado que um tutor deixe o seu animalzinho dar um lambeijo. Porém, caso isso ocorra não se desespere! Basta limpar a área do beijo com água e sabão, e tudo certo!

Veja também: Pense bastante antes de ter cachorros destas raças; você vai se surpreender!