Kit TV com Antena Digital GRÁTIS: aprenda a solicitar

Para ter direito é preciso cumprir com os requisitos determinados pela Anatel. Saiba como funciona a distribuição, o agendamento e quem precisa realizar a troca.

O sinal TV analógico foi por muito tempo a única maneira de assistir a programação televisa, no entanto o avanço da tecnologia ampliou as possibilidades. Atualmente, a qualidade de imagem e som é possível por meio do sinal digital. Porém, nem todas as pessoas possuem condições de comprar um TV nova ou de adquirir o aparelho que permite assistir no novo formato, é por isso que o governo oferece o kit TV grátis.

A intenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governo federal é entregar os equipamentos para as famílias que atendem aos requisitos para receber. O procedimento de substituição do modelo antigo para o mais novo é preciso para que não haja interferência na internet 5G.

Sendo assim, as novidades representam avanços em termos de tecnologia da informação, democratizando o acesso à TV e internet e garantindo que toda a população esteja conectada. A seguir vamos conferir quem tem direito ao kit com antena digital e instalação inclusa, bem como o que é preciso para solicitar o recebimento.

Kit TV com Antena Digital GRÁTIS: aprenda a solicitar
A solicitação dos equipamentos e o agendamento da instalação são feitos pelo Siga Antenado. Foto: divulgação

Quem tem direito à antena digital oferecida pelo governo?

Para ter a antena parabólica digital que permite ter mais qualidade de imagem e som na programação da TV, é preciso estar inscrito no Cadastro Único. Os kits estão sendo entregues para as famílias de baixa renda, que não possuem condições financeiras de arcarem com o custo da troca e instalação do equipamento.

O procedimentos está sendo realizado por causa da chegada do 5G ao Brasil, tendo em vista que o sinal de internet utiliza uma faixa de transmissão que interfere no sinal via satélite dos canais de TV abertos. Para evitar interferências, a mudança está sendo implementada em todo o território nacional.

Veja também: REVELAMOS os melhores IPTVs gratuitos no Brasil: confira a lista

Como solicitar a instalação do kit de TV grátis?

Até dezembro de 2022, em torno de 10 mil famílias já tinha recebido o equipamento. A distribuição das antenas digitais está disponível em mais de 1.800 cidades do país, bem como o agendamento da instalação. O kit é completo, vem com a antena, os cabos e controle remoto com pilhas, tudo para que o uso possa ser feito de imediato.

As pessoas que não fizerem a substituição da antena parabólica analógica para a digital vão ficar sem o sinal de TV. A transição está sendo realizada aos poucos, como forma de permitir a adaptação da população, a solicitação e instalação dos kits. Além disso, cada operadora de telefonia móvel possui seu próprio cronograma para a instalação do 5G.

A troca não é apenas da antena, mas também do receptor que fica ao lado da TV, o aparelho vai captar o sinal digital e garantir a qualidade de exibição. Para solicitar o kit de TV grátis é preciso que a família inscrita no Cadastro Único faça a solicitação por meio do portal Siga Antenado (https://sigaantenado.com.br/).

Basta clicar na opção “Programa de Distribuição de Kits” e solicitar a antena. No mesmo portal tem uma aba específica para o agendamento da instalação e mais explicações sobre quem precisar trocar os equipamentos.

Veja também: Anatel toma ATITUDE para acabar com as TVs BOX piratas: CUIDADO!