JOVEM APRENDIZ SENAI 2021: Indústria OFERECE mais de 60 MIL VAGAS REMUNERADAS para TODO o BRASIL em FEVEREIRO!

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Jovem Aprendiz SENAI 2021: Veja como receber formação técnica e profissional em mais de 60 MIL VAGAS REMUNERADAS em fevereiro!

Se você está procurando Vagas como Jovem Aprendiz pelo SENAI, temos ótimas notícias! O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial vai oferecer mais de 60 mil posições remuneradas em todo o Brasil em fevereiro.

As vagas misturam um curso técnico gratuito com um contrato de trabalho remunerado de até dois anos, com carteira assinada. Veja abaixo quem pode se inscrever e como obter as vagas remuneradas em indústrias!

JOVEM APRENDIZ SENAI 2021
Imagem: Alex Malheiros/Divulgação

Os cursos remunerados do SENAI – Quem pode fazer?

Em parceria com o SENAI, indústrias do Brasil inteiro vão contratar cerca de 62,818 mil aprendizes ainda nos primeiros meses do ano. As contratações vão ser realizadas em 22 estados do Brasil.

O SENAI funciona como um pontapé inicial para a obtenção do primeiro emprego por adolescentes e jovens. A chamada aprendizagem industrial mescla um curso gratuito com um trabalho de até dois anos com carteira assinada.

Para conseguir as vagas do SENAI, candidatos precisam ter de 14 a 24 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou Educação de Jovens Adultos (EJA). Também podem se inscrever candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio sem ingressar em instituições de Ensino Superior.

Os processos seletivos do SENAI são sempre feitos pelas próprias empresas, e podem ser divulgados na página oficial do órgão. Fique de olho nas atualizações do site para saber mais sobre as mais de 60 mil vagas.

Veja mais oportunidade presenciais e à distância no SENAI!

Novidades para o Jovem Aprendiz SENAI – A nova aprendizagem

No segundo semestre de 2020, o SENAI e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) lançaram o programa de Aprendizagem 4.0, uma grande novidade para o método da instituição.

O programa continua a seguir as regras da aprendizagem, mas assume um formato digital de acordo com as necessidades das indústrias dos dias atuais, visando o desenvolvimento de competências socioemocionais.

A Aprendizagem 4.0 do SENAI tem as modalidades de educação presencial e à distância (EAD), e contempla originalmente três áreas industriais: a metalomecânica, manufatura avançada e tecnologia da informação.

Os Cursos e Vagas de Aprendizagem 4.0 no SENAI

Na área de Metalmecânica, o SENAI oferece cursos e vagas de Técnico em Mecânica, Programador de Manutenção Mecânica, Operador de Máquinas e Ferramentas Convencionais, Programador de Produção Mecânica, Fresador, Torneiro e Ajustador Mecânico.

Já no campo da Manufatura Avançada, o SENAI oferece vagas e cursos de Técnico em IoT (internet das coisas – interconexão digital entre objetos cotidianos e internet) e Técnico em Cybersistemas de Automação.

Finalmente, na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o SENAI disponibiliza cursos de Programador Front-End, Programador Back-End e Programador Full Stack.

Vale lembrar que a jornada máxima de trabalho nas vagas do SENAI – junto com as atividades técnicas e prática – é de 6 horas para quem ainda não terminou o ensino fundamental e 8 horas para quem concluiu o ensino médio.

A remuneração do Jovem Aprendiz é definida a partir do valor do salário mínimo por hora, e pode até ser maior, dependendo do setor da empresa ou de acordos coletivos com trabalhadores.

Onde estão as vagas de Jovem Aprendiz do SENAI?

O estado que oferece mais vagas remuneradas é o Paraná, com 15 mil posições a serem preenchidas. A Região Sul conta com a maior quantidade de sagas, com mais 10.923 em Santa Catarina e 9.500 no Rio Grande do Sul.

Na Região Sudeste, Minas Gerais oferece 1.600 vagas, São Paulo disponibiliza 6.634 posições, o Rio de Janeiro oferece 6.937 postos e o Espírito Santo conta com 1.126 vagas.

No Centro-Oeste, a maior parte das vagas ficou concentrada em Goiás, com 2.281 posições. O Mato Grosso oferece 600 vagas e o Distrito Federal, 315.

Na Região Norte, os postos do SENAI estão disponíveis em apenas 6 estados. 1.126 no Pará, 335 no Acre, 735 em Rondônia, 488 no Amazonas, 365 no Tocantins e, finalmente, 35 vagas em Roraima.

No Nordeste, 407 vagas do SENAI estão no Piauí, 285 no Rio Grande do Norte, 780 na Paraíba, 823 na Bahia e 1.052 em Pernambuco. O campeão de vagas na Região é o Sergipe, com 1.500 postos.

 

Leia Também