Jovem Aprendiz, Estagiário e Menor Aprendiz: qual a diferença?

Esta procurando a primeira oportunidade de emprego? Confira qual é melhor para você e aproveite!

Atualmente, cada vez mais jovens estão à procura da primeira oportunidade de serviço. Por isso, eles se arriscam no mercado de trabalho, apesar de não possuírem experiência, por muitas vezes. Dessa forma, é importante saber a diferença entre as modalidades disponíveis, assim fica mais fácil conseguir o tão sonhado primeiro emprego.

Nesse sentido, caso você esteja se perguntando como conseguirá acessar o mercado da melhor forma possível no seu caso, continue acompanhando o texto abaixo e fique por dentro das informações mais importantes.

Encontrar o primeiro emprego pode ser mais fácil se você souber onde procurar. Confira a diferença entre cada modalidade!
Encontrar o primeiro emprego pode ser mais fácil se você souber onde procurar. Confira a diferença entre cada modalidade! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Diferença entre as modalidades de emprego

Se você está procurando pela oportunidade perfeita de entrar no mercado de trabalho, é importante entender as diferenças entre as modalidades de contratação. Assim, você consegue procurar uma chance no lugar certo, ao invés de quebrar a cabeça com outros tipos de serviço. Confira abaixo algumas explicações sobre esse tema e fique de olho nas oportunidades!

Jovem Aprendiz

Primeiramente, o regime como Jovem Aprendiz permite que os trabalhadores nessas condições sejam contratados conforme as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ou seja, eles possuem direitos assim como os demais trabalhadores, como é o caso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou seguro-desemprego.

Para participar dessa modalidade, é importante ter entre 18 e 24 anos de idade. O objetivo dessa ação é fazer com que jovens tenham a chance de integrarem o mercado de trabalho, estejam eles cursando o ensino médio ou já tendo concluído. Além disso, há a possibilidade de exercer, ao mesmo tempo, um curso técnico-profissionalizante.

Veja também: Conheça os cursos técnicos que MAIS CONTRATAM: vagas confirmadas!

Estágio

Ademais, um estudante na faixa dos 16 anos já pode começar a ser estagiário, desde que esteja cursando o ensino médio, o técnico ou, mais comumente, o superior. Basicamente, a função do estágio é agir como um complemento à formação profissional e, por isso, há momentos em que o interessado pode ou não receber.

Inclusive, o estágio fica ligado inteiramente à área de estudo em que o interessado está se qualificando. Ou seja, se você estuda biomedicina, provavelmente vai conseguir um estágio em laboratórios. Se faz licenciatura, vai ser estagiário em escolas e, assim, sucessivamente. É um passo bastante importante no momento dos estudos.

Menor Aprendiz

Por fim, antes de se tornar um Jovem Aprendiz, o adolescente pode optar por ser um Menor Aprendiz. Como o nome sugere, essa é uma categoria que abrange aqueles que são menores de idade, entre os 14 e os 17 anos. Da mesma forma, também é possível fazer um curso técnico por aqui, que é intercalado com os dias de trabalho.

Uma diferença importante é que, nesse caso, os horários são mais flexíveis, visto que os adolescentes estão em período escolar. Por isso, eles acabam trabalhando um máximo de 6 horas por dia, contando com os cursos. Assim como os outros, também têm direito aos benefícios trabalhistas e carteira assinada.

Veja também: 5 DICAS PERFEITAS para você passar em qualquer ENTREVISTA DE EMPREGO