Ouviu o JOELHO ESTALAR? Confira 4 coisas que podem causar o barulho seguido de dores

Ortopedista explica o estalo e indica as quatro condições mais comuns que podem estar associadas com o barulho, três delas indicam doença.

Ao andar, realizar exercícios físicos ou algum outro movimento que demanda articulação do joelho, pode ser que escute um estalar. O barulho costuma aparecer seguido de dores e outros sintomas. Este tipo de coisa é um dos principais motivos que leva as pessoas ao ortopedista.

Os sons costumam assustar, principalmente se a pessoa não está acostumada a ouvi-los. Além disso, é algo que aparentemente surge do nada, já que as atividades comuns do dia a dia sempre foram realizadas normalmente. Logo surge a preocupação sobre o que pode estar causando tal desconforto no joelho.

Na maioria dos casos, os estalos nessa parte do corpo não são motivo de preocupação. No entanto, em algumas situações eles indicam que existe algo mais grave acontecendo. A seguir vamos saber algumas das possibilidades. Mas para saber ao certo o que pode ser o motivo do barulho e da dores, é preciso procurar um médico e fazer exames.

Ouviu o JOELHO ESTALAR? Confira 4 coisas que podem causar o barulho seguido de dores
O barulho é preocupante quando tiver outros sintomas, como dor, inchaço, entre outros. Foto: divulgação

O que faz o joelho estalar?

O Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho, explica que os estalos dos joelhos acontecem devido a entrada de ar no líquido sinovial, que é o responsável pela lubrificação das articulações. Quando isto acontece, são criadas pequenas bolhas de ar, que estouram durante a movimentação e geram o som de um estalo.

Em geral, o ruído não causa dor e também não é motivo de preocupação. No entanto, é preciso observar para analisar se o estalar é frequente e seguido de outros sintomas, o que pode significar doenças mais graves. Fique atento com a frequência do ruído e se ele é acompanhado de dor no joelho, inchaço, travamento ou dificuldade de se locomover.

É importante ainda tentar lembrar do momento que notou o estalo pela primeira vez, pois ele pode ter acontecido como resultado de um trauma desencadeado por impactos e torções. Neste caso, o mais provável é que se trate de uma lesão.

Veja também: Dor na barriga é apendicite? Saiba como reconhecer a doença que afeta muitos jovens!

Quando o caso é grave?

São 4 as principais condições associadas com o estalar do joelho:

1. Lesão no menisco

Os meniscos são cartilagens que amortecem e distribuem o impacto na região do joelho. Em casos de torções e movimentos bruscos realizados durante atividades físicas, podem acontecer traumas que geram lesões no menisco. Os idosos são mais afetados pelo problema, tendo em vista o desgaste que ocorre com o passar dos anos.

2. Artrose

Os ruídos dos joelhos podem ser sinal de artrose, doença que afeta a cartilagem das articulações e causa alterações nos ossos. No começo, é provável que sejam somente os estalos, com a evolução as dores, deformidades e dificuldades de mobilidade aparecem. Costuma afetar principalmente os idosos, mas também os jovens com obesidade ou que praticam atividade física incorreta ou exagerada.

3. Condromalácia patelar

A doença trata-se do amolecimento da cartilagem da rótula ou patela, que é o osso que fica na frente do joelho. Ela pode ser causada por vários fatores, como sedentarismo, sobrepeso, traumas, desalinhamento do joelho, exercício físico praticado em excesso ou com alto impacto, afetando principalmente as mulheres.

4. Artroplastia

As pessoas que substituíram uma parte ou toda a articulação do joelho por próteses também podem ouvir os estalos. Neste caso, se não tiver outros sintomas, provavelmente não é nada grave, pode ser que seja somente resultado do atrito entre os diferentes materiais da prótese durante os movimentos.

Veja também: CUIDADO: esses sinais no dia a dia indicam que seu COLESTEROL está nas ALTURAS!