Notícias

Já utilizou o PIX PARCELADO? Veja como funciona este recurso utilizado por MILHARES de brasileiros

Hoje em dia, milhares de brasileiros utilizam o PIX. Mas, agora, o recurso trará uma novidade que promete avançar tão rapidamente quanto esta: o PIX Parcelado. Aliás, de acordo com o Banco Central (BC), no final de 2021, nada menos do que 110 milhões de brasileiros já haviam realizado ao menos uma transação pelo PIX.

A popularização deste meio de pagamento se deu por dois aspectos principais: a facilidade e a desburocratização. Além disso, tem o fato de ser totalmente livre de taxas e permitir movimentações financeiras 24 horas por dia, durante 7 dias na semana. E agora, o PIX poderá ser utilizado como uma opção de crédito. É isso mesmo! Quer saber mais sobre? Então veja a seguir.

Banco Central trará novidades no recurso. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

PIX Parcelado

Antes de mais nada, é importante destacar que o PIX parcelado irá funcionar como um Crédito Pessoal. Em outras palavras, você pode imaginá-lo como uma opção de empréstimo que você adquire para a obtenção de algum bem ou serviço.

No geral, o seu funcionamento é muito simples. Em primeiro lugar, você deverá escolher uma Instituição Financeira que ofereça o serviço. Depois, você deve realizar o pagamento ou transferência de uma quantia através do PIX parcelado, mesmo que não tenha saldo na conta.

Ou seja, você estará solicitando um Crédito Pessoal. A pessoa que receber a sua transferência ou pagamento, irá receber o valor integral, assim como acontece no PIX tradicional. No entanto, antes mesmo do pagamento, você pode escolher, dentro do aplicativo, opções de parcelamento do valor solicitado. A realização de todo o processo acontece de forma 100% digital e totalmente instantânea.

Veja mais: PIX com cobrança de taxa? Todos os brasileiros terão que pagar?  

Vale a pena utilizar o serviço?

Assim como qualquer outra modalidade de crédito, o PIX parcelado cobra uma taxa de juros para os clientes que fizerem a solicitação. Contudo, a taxa pode variar de acordo com a instituição financeira.

A saber, esta pode ser uma opção atraente para as compras onde o fornecedor concede desconto nas compras via PIX. Por exemplo: digamos que você fez uma compra e o vendedor oferece 5% de desconto se o pagamento for via PIX. Caso a taxa cobrada pela financeira seja de 3%, por exemplo, valerá a pena optar pelo PIX parcelado.

Isso porque você continua assegurando a margem de desconto e o lojista receberá o valor integral da transferência. Hoje em dia, diversas financeiras no Brasil já oferecem o serviço. Uma delas, a princípio, é o PicPay. De acordo com a empresa, seus clientes podem parcelar em até 12x, a uma taxa de juros por volta de 3,99% ao mês.

Mas cuidado!

Alguns cuidados são fundamentais ao utilizar o PIX parcelado. Antes de tomá-lo, lembre-se que este não será um dinheiro a mais no seu orçamento, mas sim um Empréstimo Pessoal. Em outras palavras, não se esqueça de que você terá que incluir o pagamento da mensalidade nas suas contas mensais.

Por isso, ter um bom planejamento de suas contas pessoais, a fim de evitar gastos que extrapolem orçamento, é algo indispensável. Portanto, antes de concluir a transação, calcule as parcelas para saber se a despesa não irá comprometer o seu salário.

Veja mais: Tudo sobre a taxa do Pix

Emilly Carvalho

Graduanda em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Estudei previamente Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possuo mais de 5 anos de experiência na área, e atuo atualmente como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

Compartilhe
Publicado por
Emilly Carvalho

Notícias recentes

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

1 hora atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

10 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

11 horas atrás

Cometa RARO poderá ser visto em órbita após 69 ANOS: saiba como assistir!

Os amantes de astronomia ficarão felizes com o cometa que vai retornar à órbita da…

12 horas atrás

É possível REVERTER o cancelamento do Bolsa Família? Faça ESTES passos para voltar a receber

O cancelamento do Bolsa Família pode chegar para qualquer beneficiário, mas é possível reverter essa…

13 horas atrás

Licença-maternidade vai MUDAR: possibilidade de ampliação de prazo é REAL!

A licença-maternidade possui regras restritas atualmente, mas elas podem mudar para favoreceer as mães que…

14 horas atrás