INEP libera lista de itens obrigatórios para o dia da Prova do Encceja 2021: Preciso levar o Cartão de Confirmação?

Atualizado Hoje!

Confira quais são itens obrigatórios e opcionais no dia da prova do Encceja! Confira se você precisa levar o Cartão de Confirmação de Inscrição!

Está chegando a hora: 1,6 milhão de brasileiros são aguardados para terminar os estudos neste domingo (29). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou a lista de itens obrigatórios para o dia da prova do Encceja 2021

Saiba o que você precisa levar obrigatoriamente e o que é opcional no momento de fazer a prova para terminar os estudos. 

INEP libera lista de itens obrigatórios para o dia da Prova do Encceja 2021 Preciso levar o Cartão de Confirmação
INEP libera lista de itens obrigatórios para o dia da Prova do Encceja 2021. / Imagem: Divulgação.

O que levar na prova do Encceja 2021

Geralmente os itens que são obrigatórios no momento da prova aparecem no edital oficial e são simples de conferir. Mas essa aplicação do Encceja vai ser diferente de outros anos por conta da pandemia do Covid-19. 

Agora existe um item que é novo e obrigatório: máscara de proteção. TODOS os alunos e aplicadores da prova precisam estar usando máscara antes, durante e depois da aplicação. 

O Inep deu detalhes, inclusive, sobre o tipo de proteção: a máscara no Encceja é obrigatória e precisa tapar nariz e boca. Ou seja, alunos com máscaras frouxas ou que expõem os outros colegas, podem ser eliminados.

Itens obrigatórios no dia da prova Encceja 2021

Agora confira a lista de itens que são obrigatórios no dia da aplicação do exame:

  • No mínimo uma caneta de tinta preta com material transparente;
  • Documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH são os mais recomendados);
  • Máscara de proteção: de acordo com o edital do Inep, o item é obrigatório “desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020”

O que pode levar na prova do Encceja 2021

Os itens citados acima são obrigatórios, ou seja, todos os estudantes precisam levar para fazer as provas. Mas o Inep também lançou informações sobre o que pode levar na prova do Encceja de forma opcional. 

De acordo com o edital oficial, o que você pode levar no dia da aplicação do Encceja de forma NÃO obrigatória:

  • Os alunos podem usar luvas transparentes ou semitransparentes; 
  • Pode levar garrafa de água no Encceja: de acordo com o edital, “recomenda-se que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo, não precisa ser em material transparente.”
  • Os interessados também podem levar um frasco de álcool líquido ou em gel que “será vistoriado visualmente pelo chefe de sala”. 

Sobre esse último item é importante lembrar que todas as salas terão álcool em gel disponível. 

Cartão de Confirmação do Encceja é obrigatório?

E é verdade que o cartão de confirmação do Encceja é obrigatório para fazer o exame? Não! Esse item não é uma obrigação, mas uma recomendação do Inep.

A organização do exame recomenda que você leve esse documento para facilitar o acesso aos locais de prova. Já que todas as informações da sua inscrição estão disponíveis no cartão, isso pode facilitar muito. 

Outra dúvida é: preciso levar dois cartões de confirmação do Encceja (um para cada turno)? Não. Você não precisa ter impresso mais do que uma versão do documento. Se preferir, tire o ‘print’ no seu celular e leve também. 

O que não pode levar na prova do Encceja

Já que falamos sobre o que é obrigatório, vamos falar sobre o que é proibido no dia do exame. Também está confirmado pelo Inep a partir do edital o que não levar na prova do Encceja em 2021

Confira alguns dos itens proibidos na prova do Encceja 2021:

  • Máscaras que não tapem todas as vazões de ar do rosto (boca e nariz);
  • Caneta com material colorido (que não seja transparente); 
  • Caneta de outra cor que não seja preta;
  • Calculadoras, celulares e quaisquer itens de tecnologia são proibidos; 
  • Materiais de estudo ou de consulta de qualquer tipo. 

Também está proibido que estudantes com sintomas ou diagnóstico de Covid-19 participem da prova. Se você está com qualquer doença contagiosa ou sintoma, precisa fazer a reaplicação do Encceja 2021

 

Leia Também