Isenção Enem 2018

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Isenção Enem 2018 – Quem pode pedir o não pagamento da Taxa de Inscrição? Confira!

Isenção Enem 2018 – Muitas dúvidas surgem sobre o assunto e é importante ter cautela na hora de solicitar o não pagamento da taxa de inscrição. Leia e entenda o porquê!

Mais de 6,7 milhões de pessoas estão inscritas para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o principal meio de acesso às universidades públicas e privadas do Brasil. A edição deste ano conta com algumas diferenças, a principal delas em relação à realização das provas, que agora serão feitas em dois finais de semana. Quem fez edições anteriores do Exame provavelmente lembra que o Enem costumava ser realizado no sábado e no domingo, ocupando um final de semana inteiro. Como muitos estudantes reclamaram dessa prática, argumentando que isso tornava a prova cansativa, o Enem 2018 será realizado em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Outro ponto no qual os candidatos chamaram a atenção do Inep foi em relação à taxa de inscrição, um pouco mais salgada neste ano: R$ 82. Mas existem casos nos quais é possível pedir a Isenção Enem 2018. Fique ligado!

isenção enem 2018
Imagem: Divulgação.

Isenção Enem 2018 – Quem Pode Pedir?

isenção enem 2018 quem pode pedir
Imagem: Divulgação.

Você teve isenção no Enem 2017, mas precisou faltar no exame do ano passado? O primeiro passo, no seu caso, é justificar a ausência antes de solicitar uma nova isenção. Dito isso, vamos listar os itens que, segundo o edital Enem 2018, garantem a isenção do pagamento da taxa de inscrição de R$ 82.

Não precisa pagar a taxa de inscrição do Enem:

  • – O participante que está realizando o último ano do ensino médio em escola pública;
  • – Quem tiver cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista 100% em escolas particulares;
  • – Candidatos em situação de vulnerabilidade econômica inscritos no CadÚnico;
  • – Candidatos que tenham participado do Encceja 2017, modalidade ensino médio, para pessoas privadas de liberdade (PPL), ou Exterior, tendo comprovado a proficiência necessária à obtenção da certificação.

O participante que voluntariamente declarar informações falsas ou não exatas será imediatamente eliminado do exame, podendo vir a arcar com os custos da taxa da inscrição e ainda sofrer penalidades previstas na Lei. Por isso, fique atento às condições exigidas no edital Enem 2018 para não vir a sofrer prejuízos mais tarde.

Veja também: Cartão de Confirmação Enem 2018 – Local de Prova, Horários e Mais!

Isenção Enem 2018 – Confira o passo a passo para solicitar o não pagamento da Taxa de Inscrição!

isenção enem 2018 fique atento aos prazos
Imagem: Divulgação.

O processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 é feito totalmente pela internet. Antes de solicitar a isenção, é importante que o participante leia o edital e verifique se realmente tem direito ao benefício. Após isso, ele deverá informar seu CPF e criar uma senha para ter acesso à Página do Participante. É preciso informar número de telefone e um endereço de e-mail válido para que o Inep possa contactar o participante.

Para os que estão buscando o não pagamento da taxa de inscrição do Enem ainda em 2018, as notícias não são boas, uma vez que, segundo o site do Inep, o prazo para solicitar isenção Enem 2018 já acabou. Caso haja qualquer mudança, avisaremos através deste artigo. Porém, como as regras costumam se manter de um ano para outro, pode ser útil você ficar ligado nessas informações para não perder o prazo da isenção no Enem 2019, caso tenha interesse em realizá-lo. Caso já tenha solicitado sua isenção Enem 2018 no prazo informado pelo Inep, monitore sua página do participante para não perder as novidades!

Acompanhe a página do Enem para ficar ligado nas atualizações do Inep: enem.inep.gov.br

Confira detalhes a respeito da Reaplicação da Prova do Enem 2018!

 

Leia Também