Isenção do IPVA: GRUPO de Brasileiros está Isento do Pagamento – Saiba quem terá DIRETO a isenção do pagamento do IPVA!
Em um momento de tantas dificuldades financeiras, milhões de pessoas estão procurando formas de economizar. A isenção do IPVA pode ser uma ótima opção para uma parcela da população que pode evitar mais esse imposto.
Para quem ainda não saber o que é isso, o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva é de caráter anual e é pago para os estados. Quem possui um carro precisa pagar esse valor e muitas vezes está passando por problemas financeiros e tem que lidar com isso.
Por isso a seguir vamos falar sobre essa possibilidade de não pagar os valores. Entenda e saiba quem pode ficar livre desses pagamentos específicos e, ainda assim, manter o seu veículo sem ter problemas.

Conteúdo
Tipos de Isenção IPVA
Primeiramente, você sabia que existem diferentes tipos de isenção do IPVA? Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre quem pode contar com essa ajuda e ficar sem precisar pagar esse tipo de imposto.
Existem, portanto, três formas de ficar isento do pagamento do IPVA. São elas:
- Isenção por ano do veículo;
- Isenção em caso de roubo do automóvel;
- Ficar isento por doença acometida ao proprietário do veículo.
Existem sempre regras específicas para cada uma dessas formas de isenção. A seguir vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Fique ligado e entenda como e quando você pode ficar sem pagar esses valores específicos.
Isenção do IPVA por ano do veículo
A isenção do IPVA por ano do veículo não possui uma regra fixa. O que isso quer dizer? Isso significa que, como esse é um imposto estadual, o tempo varia de acordo com o lugar que você mora – e fica entre 10 e 20 anos.
É necessário, portanto, ficar atento para a legislação do estado em que o carro foi comprado. Existem diferenças de tempo do carro para isenção do IPVA de acordo com cada lugar. Entre alguns exemplos estão:
- Roraima e Rio Grande do Norte: 10 anos;
- Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins: 15 anos;
- Mato Grosso: 18 anos;
- Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul: 20 anos:
- Minas Gerais e Pernambuco: desconto progressivo.
Depois desse tempo específico, os donos de automóveis já estarão livres de pagar o IPVA.
Isenção IPVA por veículo roubado
Outra opção é a isenção do IPVA por veículo roubado. Ela é pouco pedida já que poucas pessoas ouviram falar sobre isso, mas em vários estados quem passou por esse problema pode receber de volta o dinheiro pago pelo imposto.
Em Pernambuco, por exemplo, você pode ter a devolução do pagamento do IPVA em caso de roubo. A Secretaria da Fazenda faz o cálculo dos valores no qual o contribuinte poderá receber e devolve.
É necessário conferir como funciona no seu estado e se os valores são disponibilizados neste caso.
Isento do IPVA por doença
Por fim, você pode estar isento do IPVA em caso de doença. Isso porque a Lei nº 10.690/2003 garantiu que vários impostos podem ser deixados de lado em caso de alguma enfermidade séria.
Existe uma lista de doenças que dão isenção do IPVA. São elas:
- Deficiência visual (total ou monocular);
- Autismo;
- AVC (Acidente Vascular Cerebral);
- Deficiência física (paraplegia, tetraplegia, monoparesia, tetraparesia, hemiplegia, etc.);
- Paralisia;
- Tendinite Crônica;
- Amputação;
- Paralisia cerebral;
- HIV;
- Insuficiência renal;
- Poliomielite.
Finalmente, ainda é necessário que o carro tenha adaptações especificadas pelo médico que emitiu o laudo. Deve constar também na CNH a condição específica da deficiência e é necessário um laudo médico junto ao Detran do estado.