IR 2020 4º Lote de RESTITUIÇÕES: Receita abre CONSULTA – Veja se você vai RECEBER!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

IR 2020 4º Lote de RESTITUIÇÕES – Confira detalhes sobre o próximo lote das restituições do Imposto de Renda 2020!

Começou a consulta do 4º lote de restituições do IR 2020. Essa é uma ótima notícia para milhões de trabalhadores que estão contando com esses valores para pagar as contas ou manter uma saúde financeira nesse período complicado.

A Receita Federal, responsável pelo benefício, abriu nesta segunda-feira (24) as consultas para esse quarto lote do Imposto de Renda de Pessoa Física. É importante lembrar que estamos falando do ano-base 2019. 

Quem quer saber se teve a declaração liberada deve conferir diretamente a página da Receita. A seguir vamos trazer mais detalhes e o site para quem quer conferir se vai ter o dinheiro na conta em breve. 

IR 2020 4º Lote de RESTITUIÇÕES
Imagem: Divulgação

Consulta 4º Lote Restituição IR 2020

A consulta do 4º lote da restituição do IR 2020 abriu às 9h da manhã da segunda-feira (24). Essa é a penúltima parte do retorno de valores do Imposto de Renda da Pessoa Física relativo a esse ano. 

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2020 começam no dia 31 de agosto e como é de praxe, a consulta abre uma semana antes. Segundo a Receita Federal, apenas nesse lote vão ser 4,5 milhões de contribuintes que vão receber os valores – um total de R$ 5,7 bilhões. 

Poderá receber os valores quem está em dia com as suas pendências. Em 2020, o prazo máximo para declaração do Imposto de Renda foi até o dia 30 de junho. 

Quem recebe 4ª lote Restituição IR 2020

Mas e quem recebe o 4º lote da restituição IR 2020? Como dito anteriormente são aproximadamente 4,5 milhões de pessoas que vão ter os valores em conta a partir do dia 31 de agosto. 

Do total de dinheiro retornado nesse lote, R$ 248 mil são para contribuintes que possuem prioridade. São eles:

  • 6.633 idosos acima de 80 anos; 
  • 17.787 pessoas com fonte de renda do magistério;
  • 36.155 pessoas que estão entre 60 e 79 anos; 
  • 4.308 contribuintes com alguma deficiência mental ou física (ou moléstia grave). 

O restante dos valores são para contribuintes que vão receber no 4º lote de restituições do IR 2020 normalmente

Como fazer consulta 4º lote Restituição IR

Finalmente, quem ainda não sabe como fazer a consulta do 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2020 deve seguir um passo a passo simples. Todos os processos podem ser feito sem sair de casa pelas plataformas da RF ou por telefone.  

O passo a passo para consulta de restituição do IR é o seguinte:

  • Acesse o site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp) ou ligue para o Receitafone, número 146; 
  • Agora informe os campos (ou dados pelo telefone) de CPF, ano-base, data de nascimento; 
  • No site, preencha os caracteres de segurança e clique em ‘Consultar’; pronto!

Depois de fazer a consulta da restituição do 4ª lote da restituição do Imposto de Renda você vai encontar uma das informações:

  • Que o seu CPF foi contemplado e vai receber os valores no dia 31 de agosto;
  • Que sua declaração está na “fila de restituição“: isso significa que está tudo certo e é necessário aguardar a liberação;
  • Declaração “em processamento” ou na “fila de espera” do órgão: nesse caso é possível que haja algum tipo de problema ou inconsistência nas informações. 

Nesse último caso muitas vezes é necessário revisar a declaração de imposto de renda, mas isso não é certo enquanto houver essa mensagem. Portanto, fique atento e faça a consulta sempre que possível. 

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia: Confira Boletos que você pode adiar ou suspender!

 

Leia Também