IPTV realmente será cancelado ainda ESTE ano? Veja o que pode acontecer

Saiba qual a previsão!

O IPTV é uma plataforma que oferece aos usuários uma lista de canais para serem acessados pela internet. O chamado gatonet é um serviço que, apesar de prático, está com os dias contados no Brasil. Isso porque a Agência de Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que suspenderá o sinal da plataforma no país.

Quer saber mais sobre o assunto e quais os riscos de utilizar plataformas semelhantes? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir todas as informações que separamos especialmente para você!

Até o ano que vem, sinais irregulares da IPTV devem passar por bloqueio
Até o ano que vem, sinais irregulares da IPTV devem passar por bloqueio / Foto: Divulgação

IPTV deve ser cancelada até 2023

O bloqueio da Anatel deve acontecer frente aos serviços que operam ilegalmente no Brasil. Atualmente, são algumas operadoras que disponibilizam transmissões através de assinaturas semanais ou mensais. Nesses casos, não haverá interrupção das atividades.

Por exemplo, o Globoplay é um serviço que, além de séries e filmes, oferta canais de transmissão online. Além dela, ainda tem a Claro TV que atua como uma televisão por assinatura, mas sem ser pela internet, assim como o PlutoTV.

No caso, a IPTV é uma prática comum no país. Funciona da seguinte forma: o usuário adquire um aparelho por um valor simbólico e, depois disso, pode ter acesso aos diversos canais de forma gratuita sem ter nenhum vínculo com outras operadoras.

Para conter o avanço dessa prática, a agência disse que cancelará serviços até o ano que vem. O processo deve ser realizado através de aparelhos que têm o objetivo de detectar equipamentos como o IPTV, que são irregulares, para bloquearem os sinais permanentemente. Como se trata de serviços ilegais, o usuário não terá acesso a um atendimento para consertar o problema.

Veja também: Sinal IPTV será bloqueado pela Anatel? Usuários podem ser PRESOS?

Quais os riscos de usar sinal de tv ilegal?

Por fim, quando os consumidores adquirem os canais de forma segura e legal, podem receber diversas vantagens, começando pela imensa variedade de canais. Contudo, quando os equipamentos são irregulares, a prática é considerada crime tanto para quem vende quanto para quem adquire.

Além disso, aqueles que conectam seus dados em um sistema ilegal passam a tê-los expostos, correndo o risco de ser hackeado e ter suas informações invadidas. Consequentemente, pode acabar sofrendo com golpes em seu nome ou com o uso de documentos pessoais, como o CPF.

Veja também: Sinal de IPTV será bloqueado no Brasil? Anatel faz ANÚNCIO que não agrada brasileiros, confira