IPTU e IPVA terão cobranças alteradas? Entenda o que está acontecendo!
Cobranças de impostos muito famosos no Brasil podem receber mudanças em suas cobranças; entenda tudo a respeito do tema
Grandes alterações estão por vir em relação às cobranças de tributos no Brasil. Assim, impostos muito famosos entre os brasileiros estão entre as modificações nesta espécie de cobrança, afetando o bolso dos cidadãos. Por isso, veja o que poderá mudar em breve em relação ao IPTU e IPVA e suas mudanças. Por isso, fique por dentro do assunto na matéria e seguir saiba o que diz o anúncio sobre as cobranças alteradas nos referidos tributos. Em outras palavras, será possível saber se IPTU e IPVA terão cobranças alteradas.

IPTU e IPVA terão cobranças alteradas
O IPTU e o IPVA são impostos muito famosos entre os brasileiros, os quais exigem um pagamento anual por parte dos cidadãos. Em tese, o objetivo destes impostos é arrecadar recursos que possam ser devolvidos à população através de obras, qualidades em serviços e demais necessidades básicas do povo, como saúde, educação e segurança.
No entanto, percebe-se uma insatisfação dos brasileiros em relação a estes tributos, uma vez que os valores cobrados podem ser altos de acordo com o imóvel ou o automóvel que a pessoa tem. Isso porque o IPTU e o IPVA se referem a cobranças anuais sobre o valor de casas e veículos, que podem ser altíssimos. Afinal, o valor das casas e carros subiu muito ultimamente, o que atingiu diretamente o bolso dos brasileiros, pois quanto mais altos forem os valores de base destes bens, maior será o imposto.
Com isso, os brasileiros precisam pagar muitas contas atualmente, e estes são os impostos mais conhecidos e que pesam nas finanças dos cidadãos. Ademais, muitos percebem que o valor dos impostos não se converte em serviços de qualidade para as pessoas, deixando-os desacreditados sobre a função social e política dos governos.
Veja também: Reforma tributária pode mexer na cesta básica, nos impostos e até na Uber: entenda!
Mudança nos impostos
Desse modo, os valores cobrados dos cidadãos brasileiros sugerem uma alteração em seus respectivos pagamentos. Afinal, como vimos, os valores são incondizentes com a realidade de muitas pessoas atualmente. Isso porque os tributos estão cada vez mais altos em relação à renda e aos bens de consumo dos brasileiros, não acompanhando, muitas vezes, o salário que as pessoas recebem mensalmente.
Com isso, pode-se dizer que a inflação é o principal motivo pela perda do poder de compra dos cidadãos. O motivo disso é que ela ocasiona uma alta em bens, produtos e serviços no país, gerando um gasto maior. Em outras palavras, o salário dos cidadãos brasileiros pode acabar não acompanhando o aumento dos impostos, como do IPVA e do IPTU, que sobem bastante.
Assim, por conta destes impostos se basearem nos valores dos bens, a reforma tributária que teve aprovação na Câmara dos Deputados prevê que o IPVA poderá ser progressivo. Dessa forma, os carros elétricos, que poluem menos, pagarão menos impostos. Desse modo, além do foco ambiental da reforma, ainda haverá cobrança do imposto para veículos aéreos e aquáticos. Por fim, o IPTU terá sua cobrança em relação a atualização da base de cálculo do tributo. Ou seja, este último imposto ficará de acordo com decretos, partindo de critérios que leis municipais preveem. Dito isso, vemos que o IPTU e o IPVA terão cobranças alteradas com a reforma tributária.
Saiba mais: RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: Quem será prioridade no terceiro lote?