Veja como bloquear o seu iPhone caso tenha perdido ou seja roubado

Ter o aparelho celular roubado pode ser uma das piores coisas na vida de uma pessoa, afinal, o dispositivo conta com dados pessoais, senhas e informações um tanto quanto valiosas.

Os iPhones são aparelhos que custam valores extremamente elevados. O alto preço de aquisição pode ser explicado pela exclusividade da marca. Isto é, os iPhones são desenvolvidos e vendidos pela Apple, e são totalmente únicos.

Além disso, o sistema operacional da Apple também é exclusivo. Melhor dizendo, nenhum outro aparelho celular conta com o iOS. De qualquer forma, perder um desses dispositivos pode resultar em danos um tanto quanto preocupantes que vão além do material.

Felizmente, existe uma forma de bloquear o aparelho, e assim, evitar que as informações e os dados ali presentes sejam visualizados e expostos. É preciso saber como é o processo para bloqueá-lo.

Saiba o que fazer caso o seu iPhone seja furtado ou roubado. Foto: divulgação

Perdi meu iPhone, e agora? Primeiros passos

Antes de mais nada, é necessário pontuar que existem algumas dicas do que deve ser feito caso um aparelho seja perdido. Na verdade, essas dicas não estão limitadas somente aos iPhones, visto que elas são úteis para qualquer marca e sistema operacional.

Normalmente, as pessoas costumam ter baixado nos smartphones aplicativos de bancos, senhas salvas, redes sociais logadas, entre várias outras coisas. Desse modo, a primeira coisa a ser feita é registrar um boletim de ocorrência.

Isso porque, caso alguma coisa saia dos eixos, as autoridades poderão confirmar que o dono do smartphone não tem qualquer responsabilidade sobre o acontecido, como por exemplo, a aplicação de golpes e afins.

Em seguida, imediatamente, será hora de bloquear o acesso aos cartões e aplicativos. Para as redes sociais, basta acessá-las de outro dispositivo e alterar a senha. Agora, em relação aos cartões, será preciso:

  1. Ligar na operadora/instituição responsável e solicitar o bloqueio do cartão;
  2. Alterar a senha de acesso dos apps;
  3. Alterar a senha que confirma as transações;
  4. Excluir os cartões virtuais.

Veja também: É possível apagar TODAS as conversas do WhatsApp de uma só vez; saiba como

Veja como bloquear o smartphone

Bem, ainda que os procedimentos mencionados anteriormente sejam extremamente úteis, eles devem ser feitos após o aparelho ter sido perdido e/ou roubado. Por outro lado, existe uma forma de evitar que tudo isso aconteça.

Primeiramente, é válido ressaltar que, nesse caso, especificamente, o recurso é exclusivo para iPhones. É possível ativar uma ferramenta que, após vária tentativas de desbloqueio do aparelho, tudo será excluído dele.

Basicamente, a pessoa que encontrar o dispositivo e tentar acessá-lo, não conseguirá. Além disso, o próprio sistema se encarregará de formatá-lo. Ou seja, nenhuma das informações armazenadas ali continuarão salvas, nem mesmo imagens, conversas, mídias, arquivos ou aplicativos.

Para ativar o recurso, é preciso ir até as configurações de segurança. Ao encontrá-lo, será hora de definir quantas tentativas falhas de colocar a senha resultarão no bloqueio. Normalmente, as pessoas optam por 10, evitando possíveis descuidos.

Feito isso, o aparelho se encarregará de deixar todas as informações um tanto quanto seguras.

Veja também: WhatsApp: estas versões do aplicativo podem ser perigosas, CUIDADO!