Internet vai deixar de existir no Brasil? Entenda o que pode acontecer

Saiba porque alguns especialistas estão preocupados com uma obra que pode prejudicar a internet em todo o país!

Você já parou para pensar sobre como a sua conexão de internet chega na sua casa? Pois é justamente sobre esse tipo de questão que está sendo feita a discussão sobre esse que é um item essencial para muitos brasileiros. 

Entenda exatamente qual é o “risco” e porque existe uma preocupação sobre o possível fim da conexão na casa de muita gente. Saiba exatamente qual é a votação que pode fazer toda a diferença e impactar de forma direta isso tudo. Fique ligado para todos os principais pontos e saiba se você precisa se preocupar com o sinal que chega na sua casa.

Problemas internet
Saiba como a internet brasileira pode ser afetar por uma usina (foto: divulgação)

Por que a conexão de internet está em risco no Brasil?

Antes de mais nada, é importante entender qual é a situação que está sendo considerada “frágil” neste momento. 

O “fim da internet” é, na verdade, uma preocupação com os cabos que trazem a internet para o Brasil. 

Neste momento está sendo discutida a construção de uma usina de dessalinização no Nordeste do Brasil, mais especificamente no Ceará. O objetivo dessa obra é garantir a filtragem da água salgada com uma grande estrutura. 

O problema é que essa construção pode trazer riscos para a conexão de internet no país todo. 

Veja também: Precisa de wi-fi e não sabe a sua senha? Aprenda a desbloquear as redes de internet

Como a usina pode prejudicar a internet?

Estamos falando do intento da usina de dessalinização de água marinha que possui previsão para acontecer na Praia do Futuro. O nome da projeto é o Dessal do Ceará

A grande questão é que, embora tenha uma causa importante – o fornecimento de alternativa de água potável -, o projeto pode comprometer cabos que ficam no mar. 

Como muitos sabem, existem cabos que atravessam continentes e estados. E na Praia do Futuro são várias as empresas de telecomunicações que possuem esse tipo de mecanismo submarino. 

A questão é que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará afirma que não existem riscos para esse tipo de cabo. Segundo esse lado da disputa, o projeto foi revisado muitas vezes para garantir uma distância entre a estrutura da usina e os equipamentos. 

O problema é que especialistas afirmam que essa é uma região “privilegiada” para esse tipo de estrutura.

A parte submarina dessa parte do país possui menos pedras e também não é tão irregular quanto outras. Por isso, danificar cabos na região poderia trazer uma verdadeira dor de cabeça. 

Usina vai ser construída no Ceará?

Por fim, a grande discussão do momento é sobre a votação da construção da usina de dessalinização

Na última semana, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) decidiu adiar esse processo. De acordo com o g1, a Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) não deu explicações para o adiamento. 

O que se sabe, finalmente, é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já afirmou que vai seguir acompanhando o caso de perto. A ideia é até mesmo propor soluções alternativas para a usina funcionar sem que haja o comprometimento da internet para milhões de brasileiros. 

Veja também: Vai mandar CURRÍCULO pela internet? Veja como escrever o modelo PERFEITO