INTERNET GRATUITA para Estudantes – MEC divulga ação para 900 MIL alunos

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

INTERNET GRATUITA para Estudantes – Confira o que foi divulgado pelo Ministério da Educação sobre o fornecimento de acesso à internet!

Finalmente foram divulgadas novidades sobre a internet gratuita para estudantes do MEC. Essa é uma ação que está sendo aguardada há muito tempo e agora o Ministério da Educação trouxe algumas novidades. 

Foi o próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro, que falou sobre essa solução criada para pessoas em situação mais vulnerável. Há muito tempo se esperava alguma informação sobre isso já que várias instituições estão adotando o ensino a distância e algumas pessoas ainda possuem dificuldade de acesso. 

A seguir vamos trazer todos os detalhes que foram divulgados. Confira quem poderá receber essa ajuda para estudar sem precisar sair de casa. 

INTERNET GRATUITA para Estudantes
Imagem: Divulgação

Internet Gratuita MEC

Foram divulgadas novas informações sobre a internet gratuita do MEC. O ministério divulgou uma solução para garantir esse tipo de benefício para aproximadamente 900 mil estudantes que vão precisar das ajudas. 

A ideia é que essas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam contar com internet grátis do Ministério da Educação. A ação está sendo pensada para o segundo semestre de 2020. 

Muitos especialistas estão falando sobre a importância dessa notícia já que são milhares de pessoas passando por dificuldades para estudar justamente por não possuir esse tipo de conexão. 

Quem pode receber Internet Gratuita para estudantes

Mas então quem vai receber a internet gratuita do MEC? A ideia inicial é que a ação seja voltada para pessoas do Ensino Superior e da Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo o Brasil. 

É importante, portanto, saber quem vai receber internet gratuita para estudantes:

  • Alunos que não tenham renda suficiente para contratar serviço de banda larga; 
  • Estudantes em três faixas de renda familiar: até um salário mínimo, um salário mínimo e meio ou até meio salário mínimo;
  • Fornecimento de bônus para estudantes que já possuem chip/plano e ofertas de chips para quem ainda não têm; 
  • No primeiro momento são 400 mil alunos com renda familiar de até meio salário mínimo. 

Como funciona Internet Gratuita para estudantes

Por fim, como vai funcionar a internet gratuita para estudantes? Agora a dúvida fica sobre como vai ser a distribuição dos dados móveis para quem vai ter esse benefício para as aulas online. 

A primeira análise mostrou que 797 cidades com campi de Institutos Federais e Instituições Federais de Ensino Superior serão beneficiadas. A internet gratuita no segundo semestre vai ser disponibilizada pelo próprio dispositivo (chip) com bônus de dados móveis. 

Os alunos vão ter 90 dias para usar os dados de internet grátis do MEC. Os valores dos pacotes ficam entre 10GB até 40 GB. Outra opção poderá ser ainda um pacote de dados móveis em chip pré-pago novo com 30 dias de validades e dados entre 5G e 40GB. 

Novas Datas da PROVA DO ENEM 2020: Confirmado ADIAMENTO do exame para o ANO QUE VEM! 

 

Leia Também