Internet Gratuita em 100% das Escolas Públicas do Brasil – Entenda!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Confira todos os detalhes sobre o projeto do Governo Federal que quer levar internet para todas as escolas públicas do país!

O Governo Federal está tentando fazer novas ações ligadas ao campo da educação. A última novidade é a internet gratuita em todas as escolas públicas do Brasil. Essa é a intenção do Ministério da Educação (MEC) para o próximo ano. 

O Programa Educação Conectada é uma das principais criações do governo para os próximos semestre. Por isso é importante entender como funciona e qual é a intenção dessa ação. 

Vamos trazer mais detalhes a seguir. Confira e saiba como irá funcionar essa novidade que foi divulgada recentemente. Fique atento e saiba como as unidades escolares serão afetadas por isso! Saiba mais!

Internet Gratuita em 100% das Escolas Públicas do Brasil
Foto: Divulgação

Programa Educação Conectada o que é 

Primeiramente, o que é o Programa Educação Conectada? Essa ação do Governo Federal surge com a intenção de apoiar o maior acesso à internet de alta velocidade. A ideia é que esse processo de universalização aconteça por via terrestre e satelital. 

Ou seja, o objetivo é garantir o uso de tecnologia digital dentro da Educação Básica. Por isso o Programa de Inovação Educação Conectada está atuando em quatro dimensões:

  • Visão; 
  • Formação; 
  • Recursos Educacionais Digitais; 
  • Infraestrutura. 

A intenção é que esses elementos atuem de forma complementar e estejam em equilíbrio. Entre as metas do programa estão: capacitação de profissionais, oferta de conteúdo digital para as escolas, investimento em equipamentos físicos e apoio técnico. 

Internet de Graça Escolas Públicas

A ideia de oferecer internet de graça para Escolas Públicas pode atingir alunos em mais de 5,2 mil municípios. Ou seja, de acordo com o Ministério da Educação, a ampliação do programa é uma realidade. 

Serão investidos, de acordo com o Governo, R$ 224 milhões até o final de 2020. No fim do processo a ideia é atingir 70 mil escolas: um total equivalente de 27,7 milhões de estudos em todo o país. 

A velocidade da internet oferecida pelo programa Educação Conectada varia de acordo com a região. Segundo o MEC, a intenção é oferecer a melhor disponível em cada município. Para receber internet banda larga em escolas públicas, as instituições precisam ter número de matrículas maior do que 14 estudantes. É necessário ainda ter pelo menos três computadores para uso dos estudantes, um computador administrativo e uma sala de aula em funcionamento. 

 

Leia Também