Intercâmbio nos EUA: estudantes concorrem à experiência internacional; descubra como concorrer
Se você é estudante do ensino médio e quer concorrer a vagas para intercâmbio nos Estados Unidos, fique atento a essa informação
Estudantes do ensino médio podem ter a grande oportunidade de ingressar em um intercâmbio nos EUA. Quem tem o sonho de ter uma experiência internacional deve ficar de olho nessa novidade.
Trata-se da nova edição do Programa Jovens Embaixadores, que leva estudantes do ensino médio da rede pública estadual para estudar nos Estados Unidos. As inscrições no programa vão até agosto de 2023, saiba como se inscrever o quanto antes.

Intercâmbio nos EUA: quem pode participar?
Os estudantes rondonienses já podem comemorar, pois este ano o Governo de Rondônia anunciou mais uma edição do programa Jovens Embaixadores. Programa que leva estudantes do ensino médio da rede pública estadual para estudar fora.
A oportunidade é dada para os alunos participarem de um intercâmbio nos EUA. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), os alunos do estado de Rondônia que foram selecionados irão participar de um programa de curta duração nos Estados Unidos.
O programa será entre o período de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024. Serão aproximadamente 15 dias de programação. Já a divulgação da lista dos selecionados para participar do programa, será anunciada no dia 3 de novembro de 2023
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto no site oficial em https://www.jovensembaixadores.org.br/, como também no site oficial dos embaixadores estará o resultado dos selecionados para participar do programa.
O programa Jovens Embaixadores 2024 é desenvolvido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil e também é coordenado pela Embaixada e Consulados.
A iniciativa é voltada para os estudantes do Brasil que estão cursando o ensino médio na rede pública e que se destacam pelo bom desempenho na escola.
Entre as características exigidas estão o desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Para participar do programa será preciso:
- Possuir nacionalidade brasileira;
- Idade entre 15 e 18 anos (durante o período do programa);
- Cursar Ensino Médio na rede pública brasileira;
- Estar cursando a partir do 1° ano do Ensino Médio em 2023;
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Excelente desempenho escolar;
- Não possuir nenhuma experiência anterior no exterior;
- De preferência não ter viajado para os Estados Unidos;
- Ser uma pessoa comunicativa e sociável.
Se você reside no estado de Rondônia e possui todos esses requisitos, basta efetuar a sua inscrição no site Jovens Embaixadores e aguardar o resultado da seleção.
Veja também: Pensando em viajar para os EUA? Saiba qual o processo para conseguir um VISTO e garantir sua ida
Como funciona o programa Jovens Embaixadores?
Segundo informações da Seduc (Secretaria de Educação), a viagem de intercâmbio nos EUA abre oportunidades para os estudantes aprenderem disciplinas novas.
Funciona da seguinte maneira: os jovens participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo, em Washington (EUA).
Vale destacar que os candidatos só terão despesa com o deslocamento até o local indicado para realizar a avaliação escrita e oral referente ao processo seletivo.
O estudante selecionado também deve arcar com as despesas para emissão do passaporte e custos pessoais durante a viagem, como compras necessárias, telefonemas, excesso de bagagem e outras despesas extras.
Saiba mais: Fazer INTERCÂMBIO no exterior DE GRAÇA? Realize seu SONHO em 2023