Intercâmbio na França

Oportunidades de intercâmbio na França contemplam brasileiros.

23 projetos de pesquisadores brasileiros serão aprimorados em instituições de ensino francesas

A parceria firmada entre Brasil, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e França, pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), possibilitará que mais vinte e três projetos de pesquisa de brasileiros com doutorado e pós-doutorado sejam aperfeiçoados em instituições como a Université D’Angers, Institut National Polytechnique De Toulouse e o Centre De Recherches Sociologiques Et Politiques De Paris. Já estão em execução, graças ao acordo entre os dois países, mais de 101 projetos atualmente.

https://pronatec.pro.br

A oportunidade de intercâmbio abre possibilidades importantes de troca de conhecimento entre países, além de proporcionar infraestrutura e qualidade para aprimorar as pesquisas que já vinham sendo realizadas em solo brasileiro.

Entre as pesquisas selecionadas estão estudos sobre materiais magnetoelétricos para alimentação de dispositivos eletrônicos, zika vírus, pampa brasileiro, e perda e ganho de massa por estrelas jovens. Esses projetos são provenientes de instituições brasileiras como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo, entre outras de todas as regiões do país.

Os vinte e três projetos contemplados recentemente foram inscritos no programa do Capes/Cofecub no edital de nº 16/2015, porém novos editais serão divulgados futuramente e mais interessados poderão se inscrever. Vale a pena ficar atento aos prazos e participar na próxima oportunidade.

O programa

O Capes/Cofecub é o maior programa de cooperação internacional da Capes em desenvolvimento, englobando quase quarenta universidades brasileiras e mais de sessenta instituições francesas. Já foram contemplados com oportunidades de intercâmbio cerca de três mil doutores brasileiros em diversas áreas do conhecimento, atendendo mais de 870 projetos de pesquisa.

Inscrições Capes/Confecub

As inscrições para o programa Capes/Confecub acontecem via internet e de forma gratuita. Os dados são enviados através de um formulário, onde deverão ser anexados eletronicamente os documentos exigidos, que estarão sempre descritos no edital vigente.

Benefícios

Os benefícios oferecidos para quem vai estudar na França através do programa incluem o pagamento das mensalidades da instituição francesa, auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro de saúde para contribuir com os custos do intercâmbio.

Modalidades de intercâmbio

O período que durará o intercâmbio varia de acordo com a modalidade escolhida pelo estudante. Podendo ser:

– Doutorado sanduíche: duração mínima de quatro e máxima de doze meses, podendo, sob análise, ser concedida prorrogação de até 6 meses

– Estágio pós-doutoral: duração mínima de dois e máxima de doze meses, improrrogáveis

 

Leia Também