Instrumento M-Chat é usado para identificar Sinais de Autismo: Avaliação é obrigatória em atendimentos pelo SUS

Atualizado Hoje!

Instrumento M-Chat é usado para identificar Sinais de Autismo: VEJA todos os detalhes sobre essa escala que é usada para ajudar no diagnóstico de Autismo! 

Um dos grandes desafios das áreas de medicina, pedagogia e psicologia é identificar cedo transtornos no desenvolvimento de crianças. O instrumento M-Chat está sendo usado para identificar sinais de autismo e por isso mesmo ganhando cada vez mais repercussão. 

A boa notícia é que esse artifício é de uso obrigatório em atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso quer dizer que mães e responsáveis que quiserem fazer a avaliação no desenvolvimento de seus pequenos podem solicitar mais informações com um médico que atende pelo SUS. Entenda mais detalhes sobre esse teste e como ele é usado. 

Instrumento M-Chat é usado para identificar Sinais de Autismo
Imagem: Divulgação

Teste M-Chat Autismo

O teste M-CHat para autismo está sendo cada vez mais usado por ser um instrumento considerado eficaz na identificação precoce do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Essa ferramenta pode fazer muita diferença na vida de algumas famílias já que o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e na diminuição de custos com cuidados. 

Hoje em dia, o teste para autismo M-Chat está sendo recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Popularmente chamado de teste, ele é na verdade uma escada que é composta por diferentes etapas. 

Hoje em dia a aplicação se dá em duas partes: um teste de questões do tipo sim/não e uma conversa chamada de Entrevista de Seguimento. De acordo com a versão atualizada do protocolo, esse segundo momento é essencial para refinar esse processo de avaliação. 

Como funciona M-Chat

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o M-Chat. Mas tão importante quanto saber como é o teste, é saber que apenas médicos e especialistas devem fazer essa aplicação! É necessário ter conhecimento da ferramenta e do espectro autista para usar a ferramenta corretamente. 

De forma resumida, como é o teste M-Chat:

  • O teste inicial é feito com 23 perguntas de sim/não; 
  • A recomendação é a aplicação para pais de crianças entre 16 e 30 meses de idade que devem estar com a criança na consulta pediátrica; 
  • O M-CHAT-R/F, último protocolo do teste, prevê também uma Entrevista de Seguimento para melhorar a avaliação. 

A avaliação é feita a partir das respostas aos itens da escala M-Chat e leva em conta observações dos pais sobre o comportamento do filho. A soma dos pontos indica a presença (ou não) de sinais de TEA. 

As pontuações ficam entre 0 e 20:

  • Baixo Risco – pontuação de 0 a 2: pouca chance de desenvolvimento de TEA; 
  • Risco Moderado – pontuação de 3 a 7: necessário fazer a Entrevista de Seguimento (segunda etapa do M-CHAT-R/F) para verificar informações adicionais;
  • Alto Risco  – pontuação de 8 a 20: não é necessário entrevista. Os pais devem marcar uma consulta com especialistas para avaliação personalizada. 

Importante: o teste M-Chat não confirma o TEA. Mas então como se faz diagnóstico de autismo? Caso haja uma pontuação alta é necessário que a criança continue uma avaliação com equipe multidisciplinar (psicólogo, pedagoga, médico, etc.) indicada pelo médico. 

Quem pode aplicar M-Chat

Mas e quem pode aplicar o teste M-Chat? Qualquer pessoa pode fazer isso? Não! É recomendado que pediatras e especialistas em saúde da criança façam uso dessa ferramenta. O uso indiscriminado pode resultar em problemas de avaliação do diagnóstico. 

Ou seja, não é qualquer pessoa que pode aplicar o teste M-Chat. É necessário um acompanhamento completo para garantir a saúde da criança em curto e longo prazo. 

Teste M-Chat Autismo pelo SUS

Por fim, é importante lembrar que o teste M-Chat para autismo é obrigatório pelo SUS. Ou seja, pais e crianças que vão em consultas pediátricas de acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde têm direito ao uso da ferramenta. 

Caso você suspeite de diagnóstico de autismo para o seu filho é possível solicitar a aplicação do teste M-Chat pelo SUS. Se necessário, procure um especialista para garantir uma avaliação precoce e melhorar a saúde do seu filho ou filha. 

Renda Básica Temporária para famílias com filhos na rede municipal: Cartão de R$ 500 por mês para usar em farmácias, mercados e mais! Veja como receber o benefício…

 

Leia Também