Instituto Federal oferta 1,5 MIL vagas em cursos grátis na modalidade EaD: faça sua inscrição

Aprender estando no conforto do lar e sem pagar mensalidade é uma realidade no Brasil. Confira esta oportunidade no texto abaixo.

No último dia 12 foram registradas 1.553 vagas abertas em cursos de qualificação profissional em espanhol e inglês, tanto no nível básico, operador de computador e vendedor, todos à distância, em polos presenciais em sete cidades onde há IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) nos seguintes campus: Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Em sete municípios sem unidades institucionais, tais como Amambaí, Antonio João, Camapuã, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo e Sonora, os cursos são coordenados pelo campus mais próximo. Os cursos EAD são de Formação Inicial e continuada, também chamados de FIC EAD, e têm duração média de quatro meses. Saiba mais detalhes a respeito no texto abaixo.

Instituto Federal oferta 1,5 MIL vagas em cursos grátis na modalidade EaD: faça sua inscrição
Aproveite essa oportunidade de formação gratuita – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Oportunidades gratuitas presenciais e à distância

Com o ensino a distância, é o aluno quem escolhe quando e onde estudar. Os conteúdos estão disponíveis online 24 horas por dia, 7 dias por semana e não é necessário manter horários fixos para fazer a maioria das atividades. A oferta do operador é 100 % a distância.

Enquanto isso os cursos de espanhol e inglês têm reuniões presenciais semanais na unidade onde o aluno está matriculado. Antes de tudo, em alguns municípios, os cursos de Operação de Computador também têm reuniões semanais.

Com efeito, o quadro completo de vagas, assim como a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, se houver, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central do IFMS.

Cadastro

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de janeiro de 2023. Isso se dá por meio da página do candidato do centro de seleção. O aplicativo exige que o candidato informe o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome e selecione uma das opções de curso oferecidas pelo IFMS no edital. Os candidatos sem acesso à internet poderão se inscrever no endereço e horário especificados no anexo III do Edital de Abertura do processo Seletivo.

Veja também: Saiba como consultar se tem DINHEIRO disponível para você apenas usando o CPF

Seleção

Antes de tudo, as candidaturas se classificarão por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 12 de janeiro, sob a responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread). A saber: cada candidato recebe um número para participar do sorteio. A categorização se baseia na ordem dos números sorteados.

Em primeiro lugar, o resultado preliminar do sorteio juntamente com a categorização dos integrantes, será divulgado no dia 16 de janeiro. Ao mesmo tempo, a categorização final do processo seletivo e a primeira oferta pública estão marcadas para o dia 19. Em segundo lugar, os candidatos convocados a frequentar um curso de línguas devem realizar um teste de admissão entre os dias 20 e 24 de janeiro. Os resultados dos exames terão publicidade no dia 27.

Seja como for, as inscrições para a primeira chamada devem ser feitas entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro. As vagas serão reapresentadas no dia 9. Com efeito, o curso começa entre 27 de fevereiro e 4 de março, dependendo do curso. Para se informar mais basta enviar perguntas sobre a chamada para kurse.ead@ifms.edu.br.

Veja também: Existe RENDA EXTRA segura na internet? Como faço para ganhar dinheiro de forma legal?