INSS vai PAGAR 14º salário para APOSENTADOS e PENSIONISTAS em 2020? Fim do ANO tem NOVIDADES!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSS vai PAGAR 14º salário para APOSENTADOS e PENSIONISTAS em 2020? – Confira a seguir mais detalhes sobre essa parcela adicional de um dos benefícios mais procurados do país!

A pergunta que não quer calar no momento é: o INSS vai pagar 14º salário para aposentados e pensionistas em 2020? Essa é uma dúvida de milhões de segurados que estão aguardando essa parcela extra. 

Por isso é importante ficar atento para as novidades que podem surgir em breve. Quem falou sobre isso foi o próprio relator do Projeto de Lei que prevê o pagamento da décima quarta parte para aposentados e pensionistas. 

Entenda qual é a situação e o que poderá acontecer ainda neste fim de ano. 

INSS vai PAGAR 14º salário para APOSENTADOS e PENSIONISTAS em 2020?
Imagem: Divulgação

14º Salário Aposentados e Pensionistas INSS 2020

Primeiramente, como surgiu a ideia do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2020? Quem desenvolveu o projeto foi o senador Paulo Paim que trabalhou a partir de uma proposta de emenda popular. Ou seja, foi um civil que criou essa ideia e que foi abraçada pelo senador. 

A partir daí, Paim criou o Projeto de Lei do 14º salários para aposentados e pensionistas. Como relator, o parlamentar levou o texto para que fosse votado Plenário do Senado e deu o parecer favorável. 

Agora, de acordo com ele próprio, a aprovação “depende da boa vontade” do colégio de líderes do Senado para votar na matéria ou não. Por isso, os mais de 35 milhões de segurados devem ficar atentos para a tramitação do projeto. 

Pagamento 14º Salário vai sair em 2020?

Mas então: o pagamento do 14º salário vai sair em 2020? Agora é o momento de aguardar justamente esse trâmite da votação já que a aprovação dos valores depende justamente de uma passagem pelo Plenário do Senado, pela aprovação dos Deputados e pela sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Especialistas dizem que é pouco provável que o Projeto de Lei se movimente “naturalmente”. O que isso quer dizer? Que não é interesse do Governo Federal ter esse gasto adicional, portanto, o projeto não deverá andar sem a vontade dos parlamentares. 

Para que isso aconteça, o próprio senador Paulo Paim falou sobre a necessidade de pressão popular. De acordo com ele, se a população pressionar o Senado e os parlamentares, o projeto do 14º salário para aposentados vai ser votado ainda em 2020. 

Décimo Quarto Salário Aposentados INSS 2020 ou 2021?

Por fim, em entrevista o senador Paim falou sobre a importância da aprovação do décimo quarto salário para aposentados do INSS em 2020 ou 2021. De acordo com ele, mesmo que não seja aprovado agora, o projeto precisa continuar e ser votado para o próximo ano. 

Ainda assim, é necessário ficar atento para a tramitação durante novembro. Para dar tempo da aprovação, o projeto precisa ser votado ainda no início deste mês, de preferência. Vamos ficar atentos para a votação do projeto do 14º salário para aposentados e pensionistas

Pagamento em dobro do INSS: É possível receber dois benefícios? Veja essa novidade!

 

Leia Também