INSS vai CORTAR BENEFÍCIO de Aposentados e Pensionistas: Veja o GRUPO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSS vai CORTAR BENEFÍCIO de Aposentados e Pensionistas – Confira todos os detalhes sobre quem pode ter os benefícios cortados em breve!

Agora é hora de ficar atento para todos os detalhes sobre benefícios que estão sendo disponibilizados para milhões de brasileiros. E uma notícia importante foi divulgada recentemente: o INSS vai cortar benefício de aposentados e pensionistas

É necessário ficar atento para isso já que o Instituto Nacional do Seguro Social está trabalhando muito em tempo de pandemia do novo coronavírus. Isso porque muitas pessoas estão precisando de benefícios e contando com eles. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre os grupos que poderão ter os auxílios cortados em breve. Por isso fique atento e saiba quais são seus familiares ou amigos que podem estar entre essas pessoas. Confira!

INSS vai CORTAR BENEFÍCIO de Aposentados e Pensionistas
Imagem: Divulgação

Corte do Benefício INSS Aposentados e Pensionistas

Primeiramente, você sabia que haverá um corte do benefício do INSS para aposentados e pensionistas? O Instituto Nacional do Seguro Social está fazendo uma espécie de revisão administrativa nos 35 milhões de benefícios. 

INSS vai ter NOVA LIBERAÇÃO dos ATRASADOS: Beneficiários podem receber mais de R$ 57 mil!

Isso acontecerá logo após terem sido encontradas inconsistências em vários cadastros. Agora, depois da revisão, começaram a ser enviadas cartas com um comunicado para pensionistas e aposentados que precisam enviar documentos. 

A intenção do órgão é revisar os benefícios do INSS, revendo informações para evitar um maior número de cortes dos auxílios. Essa revisão administrativa aconteceu através do Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN). Essa medida foi publicada na Portaria 680/20 do Diário Oficial da União (DOU). 

Receber Carta INSS

E se você receber a carta do INSS, o que isso quer dizer? Nesse documento o instituto envia uma mensagem dizendo que os beneficiários passaram por uma revisão e que agora devem reavaliar os seus documentos. 

A mensagem diz: ‘após a revisão administrativa […] ficou constatada a necessidade de reavaliar a documentação que embasou a concessão do seu benefício’. Mas o que isso quer dizer?

O que fazer se receber a carta do INSS? Quando o beneficiário receber esse aviso terá um prazo máximo de 60 (sessenta) dias para enviar toda a documentação solicitada. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, a intenção é que o cidadão mostre a regularidade de seu benefício. 

Os documentos necessário para revisão do INSS são:

  • RG; 
  • Certidão de nascimento (ou casamento); 
  • CPF; 
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS do titular do benefício (ou representante legal); 

Já quem recebe pensão por morte deve adicionar os documentos de identificação de pessoa falecida, certidão de óbito e identificação dos dependentes que recebem os valores. 

Como enviar os documentos INSS pela internet

Por fim, como enviar os documentos do INSS pela internet? Esses processo pode ser feito rapidamente sem precisar ir até uma unidade de atendimento, ou seja, você pode fazer isso sem sair de casa. 

Quem recebeu a carta deve seguir o passo a passo para mandar documentos do INSS:

  • Primeiramente, acesse o site MEU INSS (gov.br/meuinss); 
  • Solicitar o serviço através do botão ‘Atualização de dados cadastrais’; 
  • Agora é só anexar a cópia digitalizada dos documentos exigidos. 

Quem não tem os documentos digitalizados pode agendar o comparecimento a uma agência do INSS também pelo ‘Meu INSS’. que devem abrir a partir do dia 13 de julho. Para saber mais sobre isso, acesse o site: https://pronatec.pro.br/pericia-medica-do-inss-ja-tem-data-para-voltar/

 

Leia Também