Lista PROIBIDA do INSS: confira todas as situações que podem fazer você PERDER o seu benefício

Venha conferir as possibilidades e impossibilidades de ter o seu benefício suspendo pelo INSS.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), responsável pelo tripé da previdência social brasileira trás uma série de vantagens e benefícios para os seus segurados, segurados esses que acessam os seus direitos por meio de contribuição mensal com a previdência descontando uma porcentagem em seus salários ou através de uma taxa de tributação a ser paga.

A questão é que apesar desses benefícios e vantagens o INSS também é conhecido pela sua complexidade e resistência em conceder os direitos aos seus segurados e é necessário ficar sempre atento na hora de tomar precauções para não perder o seu benefício uma vez aprovado pela instituição.

Abaixo você verá algumas dicas sobre situações que podem te levar a perder o seu benefício. Saiba mais.

Lista PROIBIDA do INSS: confira todas as situações que podem fazer você PERDER o seu benefício
Benefícios do INSS Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Seus direitos sobre o seu benefício do INSS

Há uma série de coisas que você deve e não deve fazer, mas por enquanto fique com os seguintes direitos que, por lei, estão assegurados.

  1. Os idosos com mais de 60 anos de idade aposentados por invalidez não podem ser convocados para perícias médicas devido a dificuldade de locomoção. Estes continuarão a receber o seu benefício sem necessidade de comprovação;
  2. Os aposentados por idade que voltou que decidiram continuar trabalhando ainda serão beneficiados com a sua aposentadoria;
  3. Os que recebem pensão por morte vitalícia poderão casar-se novamente e o seu benefício NÃO cairá;
  4. Os beneficiados com o BPC podem casar-se novamente e continuar recebendo o benefício DESDE QUE a renda familiar não supere os limites do critério para o recebimento.

Gostou de saber em quais situações você está livre de suspensão? Então saiba agora quais são aquelas que arriscam o recebimento do seu benefício.

Veja também: Aposentado pode ter imóvel TOTALMENTE QUITADO pelo INSS: entenda como isso funciona

Situações em que o seu benefício pode vir a cair

Como tudo na vida, ser um beneficiado do INSS há vantagens e desvantagens. Por um lado você estará seguro, por outro ainda é preciso ter cuidado.

Confira as regras que se NÃO forem cumpridas, podem resultar na PERDA do seu benefício.

  1. Cadastro Único desatualizado no caso dos beneficiários do BPC. A cada 2 anos ou sempre que algum dado mudar é necessário voltar a instância de Cadastro Único do seu benefício e fazer a atualização;
  2. Não comparecer as perícias solicitadas;
  3. Não fazer a prova de vida quando esta também for solicitada;
  4. Para aqueles que recebem auxílio-exclusão o não cadastramento da declaração de cárcere também pode causar suspensão;
  5. A não apresentação da defesa prévia dentro do limite máximo de 30 dias depois de ter sido vítima da revisão e do pente fino.

Fique ligado. O INSS não costuma brincar em serviço. Em qualquer caso, por menor que seja, de irregularidade, ele poderá cortar o seu benefício. Portanto, esteja constantemente recebendo apoio e orientação de um profissional advogado ou assistente social previdenciário especialista na área e evite possíveis dores de cabeça.

Acesse todas as informações lançadas em matérias sobre os benefícios do INSS.

Veja também: INSS: vale a pena abrir um PROCESSO judicial contra o instituto? Saiba quanto tempo o resultado pode DEMORAR