INSS: se você é aposentado ou pensionista, PRECISA ficar sabendo do novo comunicado do Instituto
Comunicado do INSS foi emitido e gera uma situação preocupante para os beneficiários, saiba do que se trata
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão público responsável pelo pagamento das aposentadorias e demais benefícios dos brasileiros.
Mas um comunicado oficial foi emitido e demonstra uma situação preocupante que foi confirmada e os beneficiários precisam saber. Por isso, se você é segurado e está curioso para saber o que diz esse comunicado, continue a leitura até o fim.

Saiba do que se trata o comunicado do INSS
Um dos principais órgãos públicos mais conhecidos do país, é o Instituto Nacional do Seguro Social, que destina seus serviços aos beneficiários da previdência social.
Por isso, os segurados do INSS devem sempre estar atentos aos comunicados oficiais do órgão. Uma vez que muitas informações são importantes sobre os benefícios.
Desta vez, o comunicado oficial que foi emitido diz respeito a uma situação preocupante para os beneficiários que está acontecendo e muitos segurados podem não saber.
Pois bem, o Governo Federal, por meio do seu portal oficial, o “gov”, emitiu um comunicado oficial sobre a segurança digital atualmente.
A informação que está no portal são instruções e dicas para que os aposentados e pensionistas não caiam em golpes financeiros.
Segundo o portal, os principais esquemas de golpes se referem a uma falsa ligação de golpistas em nome do Instituto Nacional do Seguro Social.
Nessa falsa ligação, os criminosos ligam para os segurados pedindo confirmação de número de documentos e até mesmo pedem a foto da vítima para tentar burlar a biometria facial.
Mas o alerta é que nenhuma dessas ligações são feitas oficialmente pelo INSS, no entanto, alguns segurados já até caíram nesse golpe pensando ser do próprio Instituto.
Por isso, as informações do portal recomendam que os beneficiários não acreditem nessas ligações e não confirmem nenhum dado confidencial.
Uma vez que o órgão não realiza ligações e nem enviam e-mail para os segurados para solicitar confirmação de documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou outras informações pessoais.
Portanto, caso você perceba que está sendo vítima desse golpe e receba alguma mensagem por SMS, e-mail ou mensagem pelo WhatsApp de alguém informando ser servidor do INSS, bloqueie imediatamente esse contato, e entre em contato com os canais oficiais do INSS para informar o ocorrido.
Veja também: Você pode ter um benefício do INSS aprovado e não sabe: veja como CONSULTAR
Canais oficiais do Instituto para denunciar os golpes
O INSS foi criado em 1990 por meio da junção de dois órgãos: o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Vale destacar que os benefícios previstos na previdência social são:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Pensão especial (Síndrome da Talidomida);
- Salário-maternidade;
- Salário-família.
Por isso, se você recebe benefícios em alguma dessas categorias, fique atento para não cair em golpes. Para isso, não informe nenhum documento pessoal, nem senha do banco solicitada e não clique em link enviado para seu e-mail ou WhatsApp, mesmo que a pessoa se identifique como servidor do INSS.
Para denunciar os golpes, entre em contato com os seguintes canais de atendimento oficiais do INSS abaixo:
- Site Meu INSS: https://meu.inss.gov.br;
- Site INSS: www.inss.gov.br//;
- Telefone 135: segunda à sábado, das 7 às 22 horas.
Saiba mais: Lista reúne todos os requisitos para RECEBER o auxílio doença do INSS
Como aumentar meu benefício?
Se você se aposentou recebendo um valor do INSS, mas gostaria de uma quantia maior, saiba que é totalmente possível conseguir esse feito. Para isso, entretanto, é importante se atentar a alguma das possibilidades:
- Usar o tempo em que você trabalhou com atividades insalubres ou em locais perigosos;
- Acrescentar o tempo de atividade rural;
- Complementar com contribuições mais baixas;
- Pagar pelas contribuições que acabou atrasando;
- Incluir o tempo que teve no serviço militar;
- Colocar o tempo em que atuou em escola técnica;
- Pedir algum tipo de revisão (vida toda, buraco negro, artigo 29, teto ou piso do INSS, etc.).