INSS prorroga PRAZO para ESTE BENEFÍCIO; saiba como receber!

INSS aumentará prazo para nova forma de envio de documentos para perícia.

O INSS é responsável por pagar não apenas os valores da aposentadoria para a população. Há ainda outros tipos de benefício liberados por esse órgão do governo. Cada um deles possui regras específicas. 

Atualmente, um benefício tem passado por modificações na forma de ser atribuído. Essa novidade tem data para terminar. Mas, recentemente esse prazo foi prorrogado. Entenda agora do que se trata esta mudança. 

Entenda nova modalidade – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS aumenta prazo de novidade

Recentemente, o Ministério do Trabalho e Previdência junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxeram uma novidade ao público. Agora, as pessoas que desejam pedir auxílio-doença poderão ser beneficiadas. 

Isso porque recentemente foi resolvido que alguns segurados poderiam deixar de passar pela perícia médica. A iniciativa que tinha data para acabar, recebeu mais 90 dias para permanecer funcionando. 

A novidade abrange as pessoas que estavam com o exame marcado para uma data superior a 30 dias. Assim, esses usuários poderiam solicitar o envio de receitas, atestados médicos e demais documentos pela internet. 

A simplificação desse procedimento começou a ser adotada em razão da pandemia. Assim, era possível evitar as possíveis aglomerações. Desde essa época ela vem sendo estendida. O último prazo teria fim em outubro. 

Agora, com a portaria publicada diretamente no Diário Oficial da União do dia 20, a data final recebeu mais três meses. 

No dia 19, o INSS buscou aumentar o ritmo do processo de análise dos documentos. O objetivo é tentar zerar a grande fila de pessoas aguardando uma resposta do governo. Vale lembrar que essa situação tem incomodado bastante o governo. 

O órgão comenta que neste mês cerca de 976 mil processos foram movimentados do estoque do  Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais. 

Vale lembrar que desde que o atual governo entrou, essa é a primeira vez que o número de solicitações fica abaixo de R$ 1 milhão. 

Saiba mais:? O que é a isenção de carência no INSS? Como os brasileiros podem se beneficiar com isso?

O que diz o governo?

O Governo Federal vem pressionando bastante o INSS para que a concessão dos benefícios fique mais rápida. Isso porque é necessário a demora nesse processo não é bem vista pela população. 

Dessa maneira, ao acelerar esses pagamentos, o governo acaba entrando em uma situação complicada, ou seja, com efeito colateral. Assim, a população comemora a rapidez mas pode sofrer por outro lado. 

Isso porque ao realizar esses pagamentos que não estavam sendo esperados, a equipe econômica é obrigada a bloquear a quantia separada para outros órgãos públicos.. Essa é a única maneira de acomodar esses pagamentos junto a regra do teto de gastos. 

Porém, com isso o governo passa a ter uma boa imagem perante à população. Esse ponto é de extrema importância, uma vez que nos encontramos em ano eleitoral. Ademais, faltando poucos dias para o segundo turno das votações, esse é um passo bastante estratégico. 

A diminuição do número de processos em estoque poderá influenciar de alguma maneira no resultado das urnas durante o dia 30 de outubro. 

Porém, não se pode deixar de ressaltar que essa é uma vitória para todos aqueles que estavam aguardando que seu processo fosse analisado. 

Veja também: Nova PRORROGAÇÃO do INSS; confira o novo prazo para envio de documentos