INSS pode PAGAR dois BENEFÍCIOS ao mesmo tempo para APOSENTADOS: Veja como e quando RECEBER!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSS pode PAGAR dois BENEFÍCIOS ao mesmo tempo para APOSENTADOS – Saiba como os aposentados e pensionistas podem receber simultaneamente pagamentos ligados ao INSS!

Muitas pessoas estão querendo saber: o INSS pode pagar dois benefícios ao mesmo tempo para aposentados? A boa notícia é que sim, é possível! Milhares de brasileiros e brasileiras já recebem dois valores de forma simultânea. 

Existem algumas regras e pré-requisitos que precisam ser respeitados para que isso aconteça, mas alguns grupos podem receber esses pagamentos mensais em dobro. Por isso vamos trazer detalhes sobre quais são os cenários em que os segurados podem contar com os valores. 

INSS pode PAGAR dois BENEFÍCIOS ao mesmo tempo para APOSENTADOS
Imagem: Márcia Foletto/Divulgação

Posso receber dois benefícios do INSS?

Uma pergunta está se repetindo muito neste ano: posso receber dois benefícios do INSS? Depois da Reforma da Previdência muitos beneficiários ainda não estão entendendo exatamente quais são os seus direitos. 

As mudanças afetaram a acumulação de benefícios previdenciários diretamente. Por isso é importante lembrar que sim, é possível receber dois pagamentos mas existem regras bem definidas sobre quais são os tipos de depósitos. 

Por isso vamos trazer, em ordem, aqueles benefícios que NÃO podem ser pagos simultaneamente e depois aqueles que podem ser acumulados sem problemas. Confira. 

Quais benefícios não podem ser acumulados

Vamos começar falando de quais benefícios NÃO podem ser acumulados. Para facilitar selecionamos uma lista de diferentes pagamentos que, com as novas regras, não podem ser depositados para um mesmo CPF. 

Confira quais acúmulos de benefícios são proibidos:

  • Duas pensões (para uma pessoa) por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;
  • Auxílio-doença + Aposentadoria;
  • Seguro-desemprego + outro benefício previdenciário – com exceção de Pensão por morte ou Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria + Abono de permanência de benefício;
  • Salário-maternidade + Auxílio-doença. 

Acumulação de Benefícios Previdenciários 2021

Agora é hora de conferir a acumulação de benefícios previdenciários 2021. Muitas pessoas já estão recebendo dois pagamentos diferentes em 2020 e os valores devem continuar sendo disponibilizados no próximo ano. 

Entre os destaques entre quais benefícios podem ser acumulados estão:

  • Duas aposentadorias ao mesmo tempo: neste caso é necessário receber por regimes previdenciários DIFERENTES. Por exemplo: um professor que trabalhou em escola privada e é servidor público pode se aposentar pelo INSS e também por outro regime próprio (do estado ou município); 
  • Aposentadoria + pensão por morte: aqui é necessário que o segurado tenha pagamentos integrais do benefício maior e apenas uma parcela do menor; 
  • Duas Pensões por morte (de cônjuge ou companheiro de regime da previdência) + (de outro regime diverso ou de pensão aliada – como atividades militares, por exemplo); 
  • Aposentadoria rural por idade + pensão por morte de trabalhador urbano. 

INSS LIBERA NOVOS PAGAMENTOS em NOVEMBRO: Milhares de brasileiros vão RECEBER! Veja se o seu nome está no LOTE

 

Leia Também