CUIDADO: o INSS pode CORTAR seu benefício por causa destes motivos

Aqueles que não seguirem as regras do INSS podem acabar sem seus benefícios. Entenda!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das autarquias mais importantes no Brasil, pois é responsável pela concessão dos benefícios previdenciários aos brasileiros. Entretanto, como há milhares de pedidos todos os meses, o órgão deve selecionar meticulosamente quem pode receber os pagamentos e até quem deve deixar de ter acesso a eles.

Nesse sentido, se você ficou curioso sobre os possíveis motivos que podem fazer com que você perca o acesso aos seus benefícios do INSS, continue acompanhando a matéria a seguir e cuidado para não perder sua parcela.

Você sabia que pode acabar perdendo seu benefício do INSS por diversos motivos? Confira!
Você sabia que pode acabar perdendo seu benefício do INSS por diversos motivos? Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Motivos que podem fazer seu benefício do INSS ser cortado

Confira os motivos que cancelam seu pagamento do INSS.

Revisão detalhada

Primeiramente, um dos motivos que podem fazer com que você perca de vez seus pagamentos do INSS é não entregar algum documento que foi solicitado.

Para resolver esse problema, você vai ter que marcar um agendamento com uma das agências, lembrando que elas não atendem sem antes haver horário marcado.

Há também a possibilidade de solicitação de revisão, muitas vezes no intuito de fazer com que o benefício mensal aumente. Contudo, se houver falhas em algum ponto, essa questão pode cair por terra, então tome cuidado.

Prova de vida

Em seguida, antigamente esse era um ponto que acabava pegando mais pessoas, já que prestar a prova de vida era um processo bem mais burocrático. Contudo, isso mudou quando o instituto decidiu que cruzaria dados com outros órgãos a fim de comprovar que os cidadãos estão vivos.

Dessa forma, hoje em dia a prova de vida pode ser feita mediante qualquer uma dessas ações:

  • Marcando consulta médica;
  • Tomando vacina;
  • Votando em eleições;
  • Acessando aplicativos governamentais com uso da biometria facial;
  • Fazendo empréstimo consignado;
  • Emitir ou renovar documentos, etc.

Veja também: INSS realiza novo MUTIRÃO em mais de 10 estados brasileiros; benefícios estão sendo aprovados IMEDIATAMENTE?

Falha no saque

Agora, você sabia que não sacar seus benefícios por muito tempo pode indicar que você não precisa mais recebê-los? Isso porque o INSS vai entender que o titular da conta faleceu, então vai cancelar o pagamento.

O período máximo para ficar sem sacar um benefício mensal é de dois meses, então é importante sempre fazer alguma movimentação no mês, mesmo que não seja no dia em que o valor cair na conta. Inclusive, você não precisa nem sacar o dinheiro, pode simplesmente utilizar seu cartão na função débito.

Ausência na perícia médica

Por fim, outra coisa que pode fazer com que o INSS acabe cancelando seu pagamento mensal é não realizar a perícia médica quando necessário.

No caso, esse item é fundamental para aqueles que querem manter seus benefícios por incapacidade, como ocorre com a aposentadoria por invalidez, por exemplo.

De tempos em tempos, é necessário passar pela perícia para atestar que você ainda não é capaz de voltar ao exercício das funções. Se isso não ocorrer, o pagamento pode ser cancelado.

Veja também: COMEÇOU: brasileiros já estão podendo sacar do INSS; consulte sua conta