R$ 1,3 MIL do INSS sem NUNCA ter contribuído? É isto que você precisa para receber!

Confira se você tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS!

O Instituto Nacional do Seguro Social conhecido por sua sigla INSS é a instituição governamental brasileira responsável pelo sistema previdenciário. É um agente de proteção e segurança para os brasileiros que muitas vezes perdem sua condição de trabalhar ou o seu meio de sustento.

Dentro deste instituto existem benefícios previdenciários e assistencial que atuam nas medidas para esta proteção diante aqueles que vierem a necessitar delas. Entre estes benefícios está o BPC, Benefício de Prestação Continuada, de caráter assistencial, assegurado pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).

Confira abaixo os critérios para ser beneficiado com o BPC e como fazer para conseguir o seu caso se enquadre nos requisitos da lei.

R$ 1,3 MIL do INSS sem NUNCA ter contribuído? É isto que você precisa para receber!
Informações pertinentes ao BPC Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Descubra se você se encaixa nos critérios do BPC

O Benefício de Prestação Continuada, sendo de caráter assistencial, possui rígidos critérios exigidos pelo INSS se enquadrar na lista dos beneficiados. O próprio é voltado para idosos com idade igual ou superior aos 65 anos e pessoas com deficiência impossibilitadas de exercerem qualquer trabalho e que não tenham como prover seu meio de subsistência nem ser provido por sua família.

Os casos são analisados minuciosamente através de perícia médica e social realizadas pelos profissionais do INSS previamente agendadas no período de solicitação pelo advogado do caso ou assistente social.

Para mais informações sobre o assunto, acesse a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) disposta nos canais digitais descrevendo todos os detalhes para o recebimento.

Passando por todas as etapas e sendo beneficiado, você continuará sendo acompanhado pela equipe técnica do CRAS mais próximo de sua sua residência.

Se este não é o seu caso, mas é um assunto válido por alguém de sua família impossibilitado de compreender estas informações e colocá-las em prática, se faz necessário que este indivíduo se faça representado por algum responsável.

Mais orientações você poderá encontrar em instituições de assistência social através do profissional do serviço social.

Veja também: BPC é realmente vitalício? Saiba tudo sobre o possível benefício ETERNO do INSS

Veja como solicitar o BPC

Caso o benefício seja para você, direcione-se até o CRAS mais perto, leve seus principais documentos e também daqueles que residem na mesma casa e pertencem ao seu grupo familiar. Lembre-se também de garantir a declaração médica sobre sua situação se o seu caso for de Pessoa com Deficiência.

A solicitação é feita pelo site do Meu INSS através do Portal Gov. O profissional no momento entrará na sua conta, ou construir uma caso ainda não possua, com o número do seu CPF e uma senha, e assim disponibilizará todas as informações que o cadastro pedir, agendando a data, horário e local onde acontecerá a perícia médica e a social, geralmente agendadas em dias diferentes.

O profissional que fizer a solicitar, geralmente um assistente social, irá acompanhar todo o processo. Também há a possibilidade de ser acompanhado por um advogado previdenciário se for de sua preferência.

Veja também: Xô, PROBLEMAS! Conheça agora quais os documentos MAIS analisados pela REVISÃO do INSS e evite o CORTE