ATENÇÃO! O INSS pode te ligar para marcar a perícia; saiba mais

Se você está esperando pela concessão de algum benefício específico, é bom ficar de olho no seu celular, pois o INSS pode marcar uma perícia médica. Confira!

Para receber alguns benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é importante que os solicitantes passem por uma perícia médica, dependendo do pedido. Dessa forma, aqueles que forem solicitar o recebimento de algum pagamento devem ficar atentos para a convocação da autarquia, que pode acontecer em algum momento. Por isso, é necessário saber mais informações sobre essa necessidade. 

Caso você esteja esperando pela concessão de um benefício específico, confira abaixo algumas informações importantes sobre ele e sobre a realização da perícia médica para não perder os prazos.

Alguns benefícios do INSS exigem a perícia médica. Saiba por quais razões você deve receber essa convocação!
Alguns benefícios do INSS exigem a perícia médica. Saiba por quais razões você deve receber essa convocação! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem pode ser convocado pelo INSS para fazer a perícia médica?

A princípio, desde o dia 20 de novembro, cerca de 9 mil cidadãos aguardam a convocação do INSS para realizarem a perícia médica. No caso, trata-se daqueles que estão esperando pela liberação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Dessa forma, é importante que essas pessoas fiquem de olho nos seguintes meios de comunicação:

  • Telefone Central no número 135;
  • E-mails através do endereço noreply@inss.gov.br;
  • Mensagens por SMS do Ministério do Desenvolvimento Social através dos números 29230, 27030 e 92716;
  • Mensagens por SMS do INSS no número 28041;
  • Avisos pelo aplicativo do Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul).

Embora a autarquia esteja se esforçando diariamente para atender essa parcela da população com mais agilidade, as faltas estão superando os agendamentos. A saber, segundo informações do governo federal, cerca de 79 pessoas tiveram a perícia antecipada no dia 23 de novembro, mas apenas 18 chegaram a comparecer no local marcado. Dessa forma, é imprescindível que esses cidadãos atentem à convocação. 

Veja também: Pagamento reduzido para aposentados do INSS? Entenda a polêmica HOJE (28)

Regras de concessão do BPC

Em suma, o BPC é um benefício pago pelo INSS àqueles que nunca contribuíram com a Previdência Social e que são de baixa renda. No geral, dois grupos podem ter acesso ao pagamento do programa, sendo eles os idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência de qualquer idade. 

Assim como outros benefícios sociais, o BPC possui suas próprias regras de concessão, que são as seguintes:

  • A família não pode receber mais do que 1/4 de salário por pessoa;
  • É necessário ter registro no banco de dados do Cadastro Único antes de solicitar o benefício ao INSS; 
  • Pessoas com deficiência devem passar pela perícia médica para receberem o pagamento. 

O último item acontece porque é necessário que o instituto saiba que a pessoa realmente tem uma deficiência para que, assim, possa liberar o pagamento do benefício. Vale lembrar que o BPC é um auxílio assistencial e, diferente de outros programas do INSS, não deixa pensão por morte ou paga o 13º salário aos segurados. 

Na verdade, ele funciona de forma semelhante ao Bolsa Família, mas o valor das parcelas é equivalente a um salário mínimo. A entrega dos valores ocorre de acordo com as datas de liberação do INSS, assim como outros benefícios da autarquia. 

Veja também: Brasileiros poderão receber do INSS antes do tempo previsto; saiba mais