INSS: governo admite TERRÍVEL FALHA que impacta diretamente MILHÕES de trabalhadores

O INSS está passando por uma grande polêmica envolvendo a concessão dos benefícios, considerando uma falha capaz de impactar negativamente milhões de brasileiros.

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, é responsável por garantir diferentes formas de auxílio financeiro para os mais variados cidadãos do Brasil. De forma mais clara, é através do INSS que os brasileiros podem aposentar-se e receber diversos outros pagamentos, como auxílios e seguros.

No entanto, uma recente polêmica envolvendo o INSS está impactando, negativamente, milhões de brasileiros. A falha do Instituto pode dificultar ainda mais a aprovação dos benefícios, fazendo com que aqueles que realmente precisam dos pagamentos fiquem desamparados.

Após a nova polêmica envolvendo o INSS, o governo admitiu a falha que resultou nessa problematização. Agora, o objetivo é encontrar formas de resolver a situação e garantir que os brasileiros que precisam de um benefício sejam devidamente atendidos.

INSS
Nova problemática é extremamente prejudicial aos brasileiros / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo admite falha no INSS e choca milhões de brasileiros, entenda

O processo de concessão de benefícios do INSS sempre foi, e sempre será, alvo de grandes polêmicas. Isso porque o Instituto considera regras um tanto quanto específicas para a concessão de todo e qualquer pagamento, o que implica que diversas medidas sejam tomadas antes do fornecimento dos valores.

No entanto, todas essas medidas acabam por resultar em uma grande espera. Melhor dizendo, milhões de brasileiros estão no aguardo da concessão de diversos benefícios, variando desde as aposentadorias até os auxílios, entre outras formas de apoio.

De uma forma mais clara, todo esse processo do INSS que antecede a concessão de um benefício resulta em uma enorme fila de espera. Essa fila, normalmente, é formada por aqueles que estão aguardando a perícia médica do INSS, mas também por aqueles que:

  • Tiveram o primeiro pedido negado;
  • Apresentaram toda a documentação necessária, mas ainda assim não foram atendidos;
  • Estão aguardando a análise de documentos específicos;
  • Entre outros.

Levando isso em conta, há pouco mais de 40 dias, o INSS lançou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que tinha como objetivo reduzir o tempo de espera. Entretanto, infelizmente, os resultados não foram os melhores.

Veja também: Aposentados podem AUMENTAR o salário do INSS em até 25%: saiba como!

E agora, o que deverá ser feito?

Bem, de acordo com os representantes governamentais e do próprio INSS, é preciso que alguma atitude emergencial seja tomada imediatamente. Isso porque o atraso na concessão dos benefícios faz com que milhões de brasileiros fiquem totalmente desamparados, o que é extremamente danoso para diferentes âmbitos.

Contudo, entender a falha central que resulta no atraso da fila ainda é um grande mistério. De acordo com os representantes legais, é preciso entender se a falha está na ausência de profissionais, e assim contratar mais, ou apenas na competência dos profissionais já contratados.

De qualquer forma, o governo está estudando diferentes possibilidades para garantir que aqueles que estão na fila de espera possam ser atendidos o quanto antes. O objetivo é reduzir o prazo de espera para a concessão para 45 dias, porém, de acordo com as menções pontuadas, isso ainda está longe da realidade atual.

Veja também: INSS confirmou ANTECIPAÇÃO de pagamento muito aguardado: anúncio foi feito HOJE (12)