INSS funcionará no período de Quarentena? Segurados podem ser dispensados da perícia!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSS funcionará no período de Quarentena? O que muda mediante a Pandemia do Coronavírus? Confira detalhes sobre como deverão funcionar alguns dos serviços.

Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país estão tentando se adaptar a nova rotina de quarentena. Depois da chegada do novo coronavírus com força no Brasil uma das dúvidas da população é a seguinte: o INSS está funcionando?

O Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão de grande importância já que garante benefícios para muitas pessoas que precisam de um auxílio. Por isso é interessante ficar por dentro das últimas notícias. 

A seguir, vamos trazer mais detalhes sobre como deverão acontecer os processos de perícia. Fique ligado e saiba tudo sobre o INSS coronavírus e sobre como você deve fazer suas solicitações!

INSS funcionará no período de Quarentena?
Imagem: Divulgação

Perícia INSS está funcionando

Primeiramente, a perícia do INSS está funcionando? Essa é uma das principais dúvidas de pessoas que precisam da utilização deste serviço para continuar recebendo os seus benefícios regularmente. 

A boa notícia é que o INSS vai liberar auxílio-doença para segurados sem que seja necessária a perícia médica nos postos. Essa medida estará valendo para qualquer doença – incluindo casos confirmados de coronavírus. 

De acordo com anúncio feito pelo secretário especial da Previdência no dia 19 de março, a intenção é barrar o avanço e manifestação da Covid-19 no Brasil. Segundo ele, as análises acontecerão remotamente – usando apenas o atestado do trabalhador que está doente. 

INSS Coronavírus 

Outra novidade também foi divulgada nessa mesma fala do secretário. O governo pretende fazer uma medida ligada ao INSS coronavírus. De acordo com a fala do responsável, a ideia é fazer o pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento quando o empregado estiver com o Covid-19. 

Hoje em dia quem paga o salário neste período por afastamento por doença do profissional de carteira assinada é o patrão, logo, o governo pretende aliviar esse valor. 

Confira também Como será o funcionamento dos Bancos esta Semana!

Perícia Não Presencial INSS Coronavírus

Ainda segundo as fontes oficiais, a perícia não presencial INSS coronavírus quer garantir que os segurados doentes não fiquem ainda mais expostos ao vírus. Os médicos peritos que atuam no instituto também deverão ser protegidos. 

A medida serve, primeiramente, para que os segurados NÃO vão até uma agência nesse período. O risco não é apenas para ele mas para todos caso o coronavírus se alastre mais ainda pelo país. 

Como Conseguir Auxílio Doença INSS Sem Perícia

Por fim, como conseguir auxílio-doença do INSS sem perícia? A primeira notícia importante é que os atestados do médico do segurado deverão ser enviados através do aplicativo oficial do instituto ou pela internet. 

Ou seja, o primeiro passo é baixar aplicativo Meu INSS. Também é possível acessar o site oficial e fazer o uso dos seus dados pessoais. 

O passo a passo para conseguir auxílio doença sem perícia INSS coronavírus fica assim:

  • Faça o download app Meu INSS (ou acesse o site gov.br/meuinss);
  • Depois disso encontre o botão relacionado ao ‘auxílio-doença’; 
  • Tenha o seu atestado médico em mãos, de preferência no celular também, com boa qualidade; 
  • Faça o upload (envie a imagem) do atestado;
  • Confirme e pronto!

O documento deverá ser recebido pela perícia médica que irá fazer as verificações necessárias. A ação também irá acelerar o processo de análises para milhares de pessoas que não precisarão ir até as agência. É necessário apenas enviar atestado Meu INSS

Para saber mais acesse o site citado acima ou então ligue para o número INSS: é a Central 135 nos horários das 7h às 22h de segunda a sábado. 

Descubra como usar o período da Quarentena para ganhar DINHEIRO sem precisar sair de casa!

 

Leia Também