INSS define FIM da idade mínima para conceder aposentadorias; e agora?

É muito importante está atento as regras da aposentadoria para requerer o benefício no futuro. No entanto, em alguns casos certos requisitos tornam-se desnecessários.

O título da matéria pode ter lhe gerado uma certa empolgação, essa que pode ter sido proveniente do conhecimento geral da dificuldade de aposentar-se atualmente devido necessariedade da idade mínima mais o tempo de contribuiçã0. Porém, o que acontece é que essa regra pode ser relativa diante de certos casos.

Para descobrir que casos são esses continue a leitura e veja se você pode ser um beneficiado através dele.

INSS define FIM da idade mínima para conceder aposentadorias; e agora?
Critérios para aposentadoria Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Regra da idade mínima para aposentadoria

A legislação previdenciária brasileira está constantemente passando por mudanças, algumas podem ser boas e outras nem tanto assim. E por falar em mudanças ruins todos devem estar lembrados do que aconteceu na reforma previdenciária de 2019 onde foram alterados diversos critérios para aposentadoria adicionando o requisito da idade mínima que hoje é de 65 anos para os segurados homens e 62 para as mulheres, isso acrescentando 15 anos de contribuição necessários.

No entanto, alguns casos podem ser diferentes, como é o exemplo dos trabalhadores expostos a situações de risco por um tempo de 15, 20 ou 25 anos, podendo aposentar-se com 60, 58 ou 55 anos de idade respectivamente. Entre esse grupo de trabalhadores estão os professores que também podem requerer a sua aposentadoria mais cedo com 60 anos de idade os homens e 57 as mulheres caso tenham contribuído com o INSS por 25 anos.

Outra oportunidade especial é o caso da aposentadoria rural podendo os homens aposentar-se com 60 e as mulheres com 55 além do tempo de contribuição de 15 anos necessários.

Porém, mesmo com esses “privilégios” o benefício previdenciário continua sendo algo difícil de ser alcançado, por isso, projetos de lei estão continuamente em trâmite afim de mudar essa realidade.

Veja também: Confira quais são as doenças que podem GARANTIR uma aposentadoria através do INSS

Como aposentar-se antes de atingir a idade mínima

Uma oportunidade existente para fugir da tal regra é uma regrinha diferente chamada de transição para aqueles que já atingiram o tempo suficiente de contribuição para requererem o seu benefício. Caso o segurado não encaixe-se nessa regra ele precisará continuar recorrendo a idade mínima, infelizmente.

Além disso, alguns dessas pessoas também desejam conhecer mais sobre o seu futuro benefício, é sabendo disso que o INSS disponibiliza o seu próprio portal para fazer a divulgação dos valores que deverão ser pagos no futuro com base nos salários em que foram feitas as contribuições outrora. Para verificar você precisa acessar o site da web pelo link https://meu.inss.gov.br/. Nessa oportunidade é válido ressaltar também que só entra para os cálculos o salário dos trabalhadores posteriores a julho de 1994.

É importante aconselhar que o segurado não confie apenas no portal ou no seu próprio conhecimento para realizar os cálculos, e consulte um bom advogado especialista na área, até porque foi instituído uma revisão conhecida como a Revisão da Vida Toda onde os valores do próprio benefício podem ser alterados, o que torna imprescindível o acompanhamento de um profissional qualificado para ajudar-lhe na luta do aumento do seu pagamento no futuro.

Veja também: INSS oferece aposentadoria especial para brasileiros; você pode ter direito e NÃO sabe